Quando deve ocorrer a primeira consulta ao geriatra?

  • O geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, sendo também o único especialista da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento. Nesta área, o geriatria é referência para os outros especialistas. O acompanhamento geriátrico é destinado a pessoas idosas. Originalmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) definia que esta idade mínima era de 65 anos para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento. No entanto, com o fenômeno mundial do envelhecimento, cada vez mais temos considerado a idade mínima de 65 anos para se definir um idoso. Para iniciar um acompanhamento geriátrico, primeiro é necessário ser idoso e desejar ter um médico responsável pela sua saúde de forma ampla. Outro bom motivo para iniciar esse acompanhamento especializado é querer envelhecer com saúde e prevenir doenças que costumam aparecer nessa fase da vida.

    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Geriatria
    Fortaleza / CE
  • Bom dia. Sugiro 35 anos, quando os processos de renovação celular do nosso corpo começam a diminuir.

    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE