Osteomielite recorrente no ombro, aliado à celulite nos músculos da região. Que tipo de cultura deve ser feita, já que não há solução de continuidade?

  • O padrão-ouro para definir o microrganismo responsável pela Osteomielite crônica é por meio de cultura de fragmento ósseo.

    Não só o fragmento, mas outras orientações específicas necessitam ser aliadas ao plano terapêutico, principalmente se foram usados materiais ( pinos / placas) para ajudar no processo de ossificação.

    Além do especialista em Ortopedia que o acompanha, procure um Médico Infectologista levando todo o seu histórico e exames prévios, pois poderá te ajudar nesse processo.
    Saúde!!

    Dr. Tiago Monteiro Gomes
    Infectologia
    João Pessoa / PB