Quando jovem tive sífilis, mas tomei as devidas injeções. Sarei, mas em meus exames ainda consta. Hoje tenho 57 anos, estão aparecendo vários problemas: articulações, pele, próstata, memória,... Estes sintomas se referem ao problema que já tive?

  • A sífilis pode manifestar-se depois de várias décadas da infecção inicial, tendo manifestações principalmente nos nervos, cérebro, coração e pele, mas isto não ocorre necessariamente em todos os pacientes.

    O melhor é você ser avaliado por um médico e repetir os exames da sífilis, procurando investigar se ela ainda está ativa ou não. Considerando que você tratou adequadamente na juventude, existem duas possibilidades: 1) que tenha havido falha ao tratamento inicial; 2) que estes seus problemas atuais não tenham qualquer relação com a sua sífilis do passado.

    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Infectologia
    Curitiba / PR