Perguntas sobre Nefrologia

Minha creatinina deu 1,6. Isso é sintoma de algo grave? - 07/06/2016

Bom dia. Nunca devemos considerar um exame de forma isolada. A creatinina no sangue é utilizada para termos ideia da capacidade de filtração dos rins. Quanto mais elevada, menor a filtração. Esse número isolado nos faz pensar em talvez alguma pequena redução da função renal. Mas ela sofre influência alimentar, massa muscular, medicamentos usados, etc. Para poder responder a essa sua pergunta, deveríamos estar a par de sua condição clínica geral, massa muscular, medicações, tipo de dieta nos dias que antecederam ao exame. Sugiro que esse exame seja repetido, e que você vá a uma consulta com um colega nefrologista para verificar a presença ou não de riscos/doença renal.

- 20/06/2016
Obrigado
1
1 especialista concordou
Roberto Herz Berdichevski
Nefrologia
29
4
97
Ver as 2 respostas
Dr., tomo vários tipos de medicamentos para hipertensão, mas a pressão continua alta. O que fazer? - 30/05/2016

Pesquisar causas de hipertensão refratária, que é aquela não controlada pelo uso de mais de três classes diferentes de anti-hipertensivos. O diagnóstico se dá pela procura de causas de hipertensão resistente como estenose de artéria renal, feocromocitoma, entre outros. O nefrologista é um bom médico indicado para isso, mas também pode ser feito pelo cardiologista.

- 27/07/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Kleber Luiz da Fonseca Azevedo
Nefrologia
Medicina Interna Ou Clínica Médica
11
0
11
BOA TARDE. Eu sou diabético, hipertenso e tenho problemas renais crônicos. Estou com acúmulo de água em quase todo o corpo, tomo furosemida e não está resolvendo. Me ajude. - 30/05/2016

Olá! A doença renal crônica quando avançada pode levar ao acúmulo de líquidos no organismo. Preciso saber o valor da sua Creatinina sérica para calcular qual a função do seu rim. Porém, como também é diabético e hipertenso, tem risco de ter problemas cardíacos que também levam ao "inchaço". Você deverá fazer uma avaliação mais detalhada com um médico nefrologista.

- 20/06/2016
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Cristina Lupatini Pinto
Nefrologia
5
2
1
Ver as 2 respostas
Tenho 50 anos, 60 kg, hipertenso, creatinina 5,80 mg/dl, ureia 139 mg/dl, proteína 150 mg/dl. A princípio retirei o sal e estou evitando alguns alimentos ricos em proteína e potássio. O que mais, além disso, tenho que fazer? - 30/05/2016

Bom dia! Certamente com esses exames o senhor deve com brevidade procurar um nefrologista para avaliar as causas, definir se essa alteração é aguda (quer dizer, de instalação recente) ou crônica (de instalação mais antiga e progressiva), definir cuidados alimentares e discutir possibilidades de tratamento.

- 20/06/2016
Obrigado
0
1 especialista concordou
Roberto Herz Berdichevski
Nefrologia
29
4
97
Ver as 2 respostas
Tenho cálculos nos 2 rins e muita dor no canal da bexiga, com ardência e vontade de fazer xixi, mas faço pouco ... O que devo fazer e com quem consultar para um tratamento certo? Obrigada! - 25/05/2016

Olá! A maioria dos cálculos são formados devido a baixa ingesta de água, o que está relacionado ao pouco volume urinário. A ardência pode ocorrer no seu caso basicamente por 2 motivos: infecção urinária ou algum pequeno cálculo que passou e machucou a sua uretra. Sugiro que você faça uma consulta com um urologista ou nefrologista.

- 20/06/2016
Obrigado
0
1 especialista concordou
Cristina Lupatini Pinto
Nefrologia
5
2
1
Primeira - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41

Tem alguma dúvida sobre Nefrologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização