Boa tarde. Tenho 37 anos e possuo hérnia de disco. Qual o tratamento mais adequado? Obrigado.

  • Boa tarde.

    O tratamento mais adequado depende de vários fatores: tempo de dor, características da dor (inclusive a intensidade) e se existem alterações de força e sensibilidade nos membros.

    As hérnias de disco mais frequentemente se localizam na região cervical (pescoço) ou lombar (a parte mais baixa das costas, logo acima do quadril).

    Se a hérnia é cervical, usualmente gerará dores no pescoço, que poderão se irradiar para os braços e até mesmo para as mãos.

    Já na região lombar, os sintomas mais frequentes são dores nas costas e em uma ou nas duas pernas podendo chegar aos pés (o padrão de dor mais comum passa por trás das pernas, sendo conhecida popularmente como "dor do nervo ciático").

    Com relação ao tratamento, deve-se analisar caso a caso.

    O mais comum é que em torno de 95% das vezes não se necessite de cirurgia, indicando-se o chamado tratamento conservador (como por exemplo: repouso, analgésicos e fisioterapia).

    Em casos sem melhora no período médio de 12 semanas, deve-se considerar a possibilidade de outras formas de tratamento, que variam desde a infiltração de analgésicos e, até mesmo, cirurgia.

    Hoje em dia existem duas linhas de cirurgia: a primeira é a cirurgia tradicional que é realizada com a retirada da hérnia ou de todo o disco doente (exigindo ou não colocação de próteses e parafusos na coluna). A segunda forma de tratamento, corresponde às cirurgias mínimamente invasivas, feitas por meio de vídeo (endoscopia de coluna) ou cânulas especiais de aspiração, não sendo necessária a internação na maior parte das vezes, neste caso.

    A decisão, porém, de como tratar deverá ser feita pelo médico do paciente e a avaliação deverá ser sempre no consultório, pois o exame físico e a entrevista médica são essenciais, até mesmo para descartar-se outras possibilidades de dor, pois nem sempre o achado de uma hérnia em um exame de tomografia ou ressonância, é causa de dor, existindo até mesmo casos de hérnias assintomáticas.

     Carlos Alberto de Oliveira
    Neurocirurgia
    Florianópolis / SC