Bom dia. Meu pai com 82 anos está com hidrocefalia, já foi feito o tapteste e ele teve uma boa melhora que durou somente uma semana. Gostaria de saber quais os riscos de se usar materiais que o SUS disponibiliza para drenagem do liquido acumulado?

  • Boa noite! Habitualmente é disponibilizado no SUS sistema de Derivação ventrículo peritoneal convencional, por vezes semelhante ao empregado na rede privada (portanto, no que diz respeito à segurança não há que se falar em ausência dela). Contudo, vale destacar que para este tipo de patologia (HPN) o emprego de válvula programável (Derivação ventrículo peritoneal programável) tende a ser uma excelente opção (embora habitualmente não disponível no SUS).