Como é diagnosticado o Mal de Parkinson? Algum exame específico?

  • Boa noite.

    O diagnóstico baseia-se em histórico (tremores geralmente de alta amplitude e baixa frequência, movimentos lentos e rigidez, distúrbios de marcha, etc.), exame físico e exames complementares. O diagnóstico é clínico, portanto o papel dos exames de sangue e de imagens é principalmente para afastar outras causas. Eventualmente solicita-se uma ENMG para melhor caracterização do tremor.

    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Neurocirurgia
    Americana / SP