Fui diagnosticada com aneurisma sacular na artéria comunicante anterior, medindo 5,5 x 4,1 mm; com contorno lobulado e colo que se projeta junto à artéria cerebral anterior esquerda que mede 3,6 mm. Tenho 48 anos, recomenda-se a cirurgia?

  • A indicação cirúrgica leva em consideração vários fatores, como idade, co-morbidades, tabagismo, morfologia do aneurisma, história pessoal e familiar de sangramentos. A decisão cirúrgica idealmente deve ser tomada em consulta, de preferência com avaliação de neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista. Os anseios e vontades do paciente também são levados em consideração. Eu utilizo uma ferramenta UIAT para ajudar na decisão, em conjunto com a opinião da equipe de endovascular. Após totalmente orientado sobre riscos e benefícios do tratamento, a resposta final será do paciente e familiares.

    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Neurocirurgia
    Americana / SP