Gostaria de saber as chances de minha irmã que fez uma craniodescompressiva, pq sofreu um avc isquêmico no lado esquerdo, ficou 7 dias em coma induzido e acordou consciente. Mas não fala, no anda e se alimenta por sonda. Está estável, sem infecções.

  • O lado esquerdo do cérebro, na maioria das pessoas, é o hemisfério cerebral dominante, isto é, comanda os movimentos do lado direito do corpo e a palavra falada. A recuperação da paciente dependerá da extensão da lesão causada pelo AVC e também do procedimento cirúrgico. A recuperação dependerá, ainda, de fisioterapia e fonoaudiologia. Estima-se que as chances de uma melhor recuperação sejam possíveis, de acordo com a atuação dos profissionais acima citados. Porém, na maioria dos casos de AVC, os pacientes poderão apresentar algum tipo de sequela, de movimentos e da fala.

    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Neurocirurgia
    Jundiaí / SP