Minha mãe fez cirurgia de aneurisma. Depois constou hidrocefalia, colocou válvula. Está muito sonolenta. Será que entupiu? Como proceder?

  • Realizar tomografia de crânio é o que vai mostrar como está a hidrocefalia. Se houver hidrocefalia, então a válvula deixou de funcionar e, nesse caso, deve ser operada de novo. Se não houver hidrocefalia, investigar outra causa.

    • Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    Neurocirurgia
    Macapá / AP
  • Sonolência é um importante sinal de alerta. Deverá procurar o especialista para avaliação e exames complementares. Infelizmente disfunções da DVP não são incomuns, portanto, é necessária a avaliação especializada em tempo hábil.

    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Neurocirurgia
    Americana / SP