O que é isquemia medular? Tem cura? Se tem, é com cirurgia ou sem? Existe remédio ou só o tempo? Quanto tempo? Obrigado pelas respostas.

  • Isquemia medular ocorre por falta de oxigenação ou circulação de sangue em artérias que irrigam a medula espinhal, que dá movimentação aos membros superiores e inferiores. A isquemia pode ser decorrente de dois fatores, primeiro, trombose, isto é, se houver um trombo ou coágulo de sangue parado em algum local da medula podendo haver indicação de cirurgia, dependendo do quadro clínico e da localização; segundo, embolia, quando este coágulo de sangue passa pela medula, provoca a isquemia e segue para outro local do corpo.
    A recuperação pode ocorrer com ou sem cirurgia e vai depender da extensão da área lesionada. A medicação específica deverá ser usada nas primeiras 6 horas do evento e, depois, somente tratamento das complicações. Nas isquemias medulares estima-se um tempo, aproximado, de recuperação entre 2 e 6 meses.

    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Neurocirurgia
    Jundiaí / SP