Olá. Meu tio teve uma queda e teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas. Hoje faz 8 dias que ele está na UTI, os médicos dizem que ele está em coma vegetativo, não reage aos estímulos. Gostaria de saber se ele pode ter morte cerebral.

  • Só com essas informações não há como dizer se está ou não em morte cerebral. Porém, o paciente mesmo sedado e intubado é diariamente avaliado sobre a atividade cerebral. Se não há qualquer informação da equipe que o avalia diariamente sobre morte encefálica, não há porque se preocupar com isso. Mas não se esqueça que os pacientes em CTI tem seu estado clínico reavaliado permanentemente e é sempre grave, senão não estaria nessa unidade intensiva, não é? Isso pode mudar a qualquer momento. Não só para melhora, como também para o pior. Deus abençoe vocês e seu tio.

    •  Franklin Reis
    Dr. Vladmir Rodrigues Santana de Resende
    Neurocirurgia
    Campo Grande / MS
  • Para se fechar um diagnóstico de morte cerebral é necessário uma série de exames bem especificos, sendo realizados esses exames 2 vezes e com dois médicos diferentes. Geralmente, assim que o diagnostico de morte cerebral é feito, os médicos da unidade intensiva chamam o responsável por aquele paciente para informar sobre esse diagnóstico.
    Que Deus te abençoe e a sua família.

     Franklin Reis
    Neurocirurgia
    Manaus / AM