Sou paciente e quero saber um pouco mais sobre hidrocefalia. Minha mãe faleceu a dois anos atrás com essa doença e não entendo o por quê? Ela tinha 47 anos de idade.

  • O líquor banha o cérebro e a medula espinhal e preenche as cavidades ventriculares cerebrais, amortecendo eventuais traumas ou choques mecânicos sobre o sistema nervoso central. Ele é produzido e reabsorvido pelos ventrículos, por meio da corrente sanguínea e circula por eles através de orifícios que podem ser obstruídos, dificultando a sua circulação. Hidrocefalia é uma situação em que há um desequilíbrio entre a produção, circulação ou absorção desse fluido, com um acentuado aumento dele. Refere-se ao acúmulo do líquor nas cavidades ventriculares cranianas (o que as faz aumentar de tamanho) e no espaço subaracnoideo e à pressão que passa a exercer sobre as estruturas do cérebro, podendo causar nelas lesões e inchaço.

     Equipe médica Centralx