Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Sinto muitas dores nas costas, nas pernas e no cóccix, não estou conseguindo viver com tantas dores. Por favor, diga o que posso fazer!
  • Deve consultar um cirurgião de coluna para avaliação.

    1
    Dr. Josue Vieira da Silva
    Dr. Josue Vieira da Silva
    Neurocirurgia
    Barra Mansa / RJ
    Solicitar agenda
  • Dores nas costas, nas pernas e no cóccix podem ter diversas causas, incluindo:

     

    Má postura: Uma postura inadequada ao sentar ou levantar objetos pesados pode causar estresse e tensão nos músculos das costas e das pernas, levando à dor.

     

    Lesões ou trauma: Lesões nas costas, nas pernas ou no cóccix, como quedas, acidentes automobilísticos ou esforço excessivo, podem resultar em dor crônica.

     

    Problemas estruturais: Condições como hérnia de disco, escoliose, estenose espinhal ou degeneração discal podem causar dores nas costas e nas pernas.

     

    Problemas nas articulações: Dores nas costas e nas pernas podem ser causadas por artrite, osteoartrite ou outras condições que afetam as articulações.

     

    Condições médicas subjacentes: Algumas condições médicas, como fibromialgia, síndrome do intestino irritável ou endometriose, podem causar dores generalizadas no corpo, incluindo nas costas e nas pernas.

     

    É importante realizar uma avaliação médica para identificar a causa exata das suas dores e receber o tratamento adequado. O profissional de saúde poderá solicitar exames adicionais, como radiografias, ressonância magnética ou exames de sangue, se necessário, para ajudar a determinar o diagnóstico.

     

    Enquanto aguarda a consulta médica, você pode adotar algumas medidas para aliviar as dores, como aplicar compressas de gelo ou calor na área afetada, realizar exercícios suaves de alongamento, manter uma postura adequada, evitar atividades que agravem a dor e utilizar travesseiros ou almofadas de apoio para conforto ao sentar ou dormir.

     

    Reforço a importância de buscar orientação médica para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado para as suas dores nas costas, nas pernas e no cóccix.

    2
    Dr. Marcelo Xavier
    Dr. Marcelo Xavier
    Neurocirurgia
    Divinópolis / MG
    Solicitar agenda
  • Seria necessário um exame físico adequado e outro exame de imagem da coluna lombossacra. Agende com um especialista.

    1
    Dr. Marcello Weynes Barros Silva
    Dr. Marcello Weynes Barros Silva
    Neurocirurgia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Olá. Em 2000 na gravidez de meu filho todas as noites senti muitas dormências nas mãos, depois tudo cessou. Agora, retornaram acrescidas de muitas coceiras. Fiz eletroneuromiografia que acusou Síndrome do Túnel do Carpo Bilateral grave. Tem relação?
  • Na gravidez, a mulher aumenta de peso e retém líquido. Isso pode fazer aumentar a compressão do nervo mediano no túnel do carpo (em pessoas que já apresentem alguma compressão), então os sintomas aparecem ou pioram. Agora, muitos anos depois provavelmente você desenvolveu a síndrome por outros motivos: geralmente tipo de trabalho usando muito as mãos. As dormências são os sintomas mais comuns. Essa coceira é uma alteração da sensibilidade, também causada pela compressão.

    2
    • Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    1
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Neurocirurgia
    Campos dos Goytacazes / RJ
    Marcar consulta
  • Dormência nas mãos é um sintoma clássico de síndrome do tunel do carpo. Ou seja, você demonstra clínica e exames compatíveis com esta patologia.

    0
    • Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    1
    Dr. Renato Kishi
    Dr. Renato Kishi
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Rio Claro / SP
    Marcar consulta
"Tecido heterogêneo em sela túrcica com maior volume à esquerda, circundando em cerca de 180 graus a artéria carótida interna esquerda, com dimensões de 3,0 x 1,9 x 1,7 cm, é possível cirurgia? Sabemos dos riscos. Aqui em Cuiabá não faz a cirurgia.
  • Há necessidade de uma avaliação do caso em relação a clínica, tipo de lesão, necessidade ou não de remoção completa. Podemos fazer uma avaliação do caso. Entre em contato para agendar consulta.

    6
    Dr. Ricardo Santos de Oliveira
    Dr. Ricardo Santos de Oliveira
    Neurocirurgia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Sou paciente e fiz uma ressonância magnética do cérebro e o diagnóstico foi cisto aracnoide na região frontal lateral esquerda. Gostaria de saber se é necessário fazer alguma cirurgia.
  • O cisto aracnóide pode ser acompanhado por um neurocirurgião sem precisar de cirurgia. Porém, alguns casos sintomáticos e de crescimento do cisto com compressão de estruturas cerebrais precisa de abordagem cirúrgica.

    1
    •  Luciano Pontes Lobo
    • Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    2
    Dr. Dener Zandonadi
    Dr. Dener Zandonadi
    Neurocirurgia
    São Luís / MA
    Marcar consulta
  • Só é necessário cirurgia em duas ocasiões: quando os sintomas de cefaleia e convulsões não podem ser tratados ou quando o cisto é hipertensivo. Somente avaliação neurocirúrgica pode decidir o momento exato de operar.

    0
    Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    Neurocirurgia
    Macapá / AP
    Solicitar agenda
Boa tarde!! Dr.meu pai tem um problema chamado nervo trigêmeo que é no maxilar. Ele sente dores fortíssimas, às vezes não consegue comer nem falar. Me ajude... Fala pra mim se é realmente um neurocirurgião o especialista certo pra esse problema.
  • A neuralgia do trigêmeo causa intensas dores no território inervado por este nervo. O tratamento deve ser inicialmente com medicações específicas. A cirurgia é indicada em casos em que o tratamento conservador não resolve ou quando efeitos colaterais dos medicamentos comprometem o tratamento. O neurocirurgião pode avaliar o paciente inicialmente, podendo seguir com seu tratamento medicamentoso. Mas, o neurologista também pode manter o acompanhamento clínico.

    3
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Neurocirurgia
    Campos dos Goytacazes / RJ
    Marcar consulta
  • Sim, o seu pai precisa ser avaliado por um neurocirurgião. Existe tratamento medicamentoso específico para a Nevralgia do Trigêmio e, quando esse tratamento não funciona, há procedimentos para tratar disso também. Abraço.

    0
    Dr. Leonardo Almeida Frizon
    Dr. Leonardo Almeida Frizon
    Neurocirurgia
    Tratamento Da Dor
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.