Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Meu filho tem 2 anos e ainda não fala nada, só gesticula com as mãos. Estou muito preocupada. É necessário a avaliação de Neurologista Pediátrico?
  • Com certeza. O neuropediatra é o médico especialista do neurodesenvolvimento infantil e a aquisição da linguagem está entre os marcos importantes. Á dispor em Itaipava.

    0
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Neurologia Pediátrica
    Petrópolis / RJ
    Solicitar agenda
Meu filho tem Terror Noturno, o Neuro Pediatra que cuida disso?
  • Esse é um caso para o neuropediatra e uma equipe multidisciplinar que deve incluir também o psicólogo.

    0
    Dr. Augusto Cesar Machado
    Dr. Augusto Cesar Machado
    Neonatologia
    Pediatria
    Taguatinga / DF
    Solicitar agenda
Boa tarde, meu filho toma sertralina e risperidona, mas ele não tem convulsões. É só para crianças que têm convulsão?
  • Olá,

    nem sertralina, nem risperidona são indicados para o tratamento de convulsões ou de epilepsia.

    A sertralina pode ser utilizada para sintomas de ansiedade, depressão ou TOC.

    A risperidona é um neuroléptico e pode ser utilizado para irritabilidade, impulsividade, alucinações, delírios, alguns movimentos involuntários entre outras indicações.

    Se quiser uma segunda opinião sobre o problema do seu filho, marque uma consulta conosco.

    Atenciosamente,

     

    Roger Soares

    0
    Dr. Roger Taussig Soares
    Dr. Roger Taussig Soares
    Neurologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Bom dia.

    A sertralina é um medicamento utilizado principalmente para o tratamento de transtornos ansiosos, transtornos depressivos, podendo ainda ser utilizado para tratamento de transtornos de dor como cefaleia. Em algumas ocasiões, este também é utilizado para coadjuvante na perda de peso.

    A risperidona é um antipsicótico mais moderno que apresenta menos efeitos colaterais como aqueles mais antigos (por ex.: haloperidol). Esse medicamento é muito utilizado para tratamento de agressividade e sintomas psicóticos. É utilizado em pacientes de todas faixas etárias.

    Esses medicamentos não são utilizados para tratamento de epilepsia.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 8 anos e não está conseguindo acompanhar a turma na escola, não consegue copiar do quadro e quando vai fazer alguma tarefa, ele dispersa muito. A professora tem reclamado muito, um neuropediatra resolveria o problema dele?
  • Penso que é o primeiro passo.

    1
    Drª. Sonia Maria Fernandes Polidoro
    Drª. Sonia Maria Fernandes Polidoro
    Pediatria
    São José dos Campos / SP
    Marcar consulta
  • Bom dia.
    Quando a criança está com dificuldade de aprendizado escolar deveria procurar um profissional que possui maior experiência com esse grupo de paciente como: neuropediatra, neurologista e psiquiatra. Existe um série de doenças que podem levar a criança a ter dificuldade na escola. Há problemas de ordem familiar, outros decorrentes de problemas ocorridos durante a gestação da criança, outros decorrentes de doenças neurológicas tais como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, dislexia e discalculia, etc.. É de grande importância que a história clínica da criança seja colhida em detalhes e que seja realizado um exame neurológico completo. Exames complementares podem ser solicitados com intuito de confirmar ou afastar determinado diagnóstico. Relatórios emitidos pelas escolas podem auxiliar no diagnóstico.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 11 anos, foi diagnosticado com TDAH e foi receitado o medicamento TAFRANIL um comp pela manhã e meio comp de ritalina, mais seções de psicoterapia. Gostaria de uma opinião, pois, lemos uma reportagem condenando o uso da ritalina.
  • Quando a criança está com dificuldade de aprendizado escolar deveria procurar um profissional que possui maior experiência com esse grupo de paciente como: neuropediatra, neurologista e psiquiatra. Existe uma série de doenças que podem levar a criança a ter dificuldade na escola. Há problemas de ordem familiar, outros decorrentes de problemas ocorridos durante a gestação da criança, outros decorrentes de doenças neurológicas tais como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, dislexia e discalculia, etc. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade possui diversos medicamentos como opção de tratamento. Nota-se entretanto que o metilfenidato (Ritalina/Concerta) apresenta resultados superiores aos demais tratamentos. O compêndio de neurologia infantil (Pianetti e Fonseca) coloca que o metilfenidato é a droga com resultados melhores para o tratamento dessa doença. O grande problema dessa medicação é o preço elevado e a receita amarela que é muito burocrática a obtenção por parte dos médicos. O que tem ocorrido é o diagnóstico incorreto do TDAH com uso demasiado da medicação em crianças que não apresentam esse diagnóstico. É de grande importância que a história clínica da criança seja colhida em detalhes e que seja realizado um exame neurológico completo. Exames complementares podem ser solicitados com intuito de confirmar ou afastar determinado diagnóstico. Relatórios emitidos pelas escolas podem auxiliar no diagnóstico.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.