COMO FAÇO PARA PARAR DE MENTIR? QUE TRATAMENTO DEVO FAZER?

  • A mentira sempre tem uma de duas funções: permitir que se fuja de situações desagradáveis ou mesmo de punições ou obter alguma vantagem, mesmo que seja apenas de ter mais atenção.

    Entretanto, o problema da mentira, tirando quaisquer aspectos éticos é que, quando descoberta leva, geralmente, a uma piora do relacionamento entre quem mentiu e a vítima da mentira. Assim, quando se mente muito, a pessoa tem uma tendência a prejudicar e mesmo perder seus relacionamentos, além de eventuais consequências jurídicas que este comportamento pode trazer.

    Assim, mentirosos compulsivos com alguma frequência procuram aconselhamento, seja porque tem alguma "dor na consciência", seja porque sofreram consequências negativas de seu comportamento.

    Possivelmente, a solução para você estaria numa psicoterapia, que pode fazer com um psiquiatra que seja também psicoterapeuta ou com um psicólogo clínico. Será feita uma análise dos motivos que levam você a mentir e das consequências que isto traz para você. Com base nisto, serão propostas soluções de acordo com seus interesses e objetivos. Algo importante é o terapeuta não adotar uma postura moralista, que impeça você de contar toda a verdade (para ele), pois isto prejudicaria seu tratamento.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Talvez esteja ansioso(a) com tal comportamento. Como você perguntou qual tratamento indico à priori um especialista psicólogo para iniciar um tratamento. Penso que seja mais saudável do que buscar na internet definições e ficar se comparando. Esse procedimento pode ser perigosp. Repito, busque ajuda com um profissional. Abraços.

     Thereza Christina Goulart Tavares de Lima
    Psicoterapia
  • Você deve fazer psicoterapia, mas fale sempre a verdade para o seu terapeuta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência