Psicoterapia

27
72
4
67

Tem alguma dúvida sobre Psicoterapia?

Pergunte diretamente a um especialista

Perguntas respondidas por especialistas

Para um adolescente de 18 anos, com depressão, qual a indicação: o psicólogo ou o psiquiatra? - 23/12/2019

A primeira avaliação deve ser sempre de um psiquiatra. Alguns casos necessitam de remédios e somente um psiquiatra tem condições de avaliar isto com segurança, pois tem formação médica. Quando existir a alternativa de associar psicoterapia (entender os componentes psicológicos do problema e ajudar a pessoa, com base neste conhecimento), cabe ao psiquiatra fazer uma psicoterapia paralela ou indicar outro profissional pra fazê-la. Este outro profissional frequentemente é um psicólogo. Psicólogos fazem faculdade de Psicologia e, se tiverem formação em Psicologia Clínica, poderão fazer psicoterapia. Muitos psicólogos sabem também diagnosticar se há necessidade de medicações, além da psicoterapia, mas muitos não sabem, enquanto TODOS os psiquiatras, por sua formação, tem obrigação de saber fazer este diagnóstico. E, se houver necessidade, o psicólogo não poderá prescrever ("receitar") o remédio, pois não tem formação nem licença para tanto. Em depressões graves, a prescrição de medicações é obrigatória. Em depressões leves ou moderadas, há a possibilidade de tentar o controle só com psicoterapia. Algumas linhas específicas de psicoterapia são cientificamente comprovadas, no tratamento da depressão como, por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental, a ativação comportamental e a terapia de aceitação e compromisso. Outras terapias não são comprovadas como, por exemplo, a psicanálise e o psicodrama. Isto não significa que elas não funcionem, mas certamente não se aconselha que sejam usadas como tratamento isolado (i.e., sem uso concomitante de medicação).

- 27/12/2019
Obrigado
0
1 especialista concordou
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
448
22
889
Ver as 3 respostas
Tenho problemas com a minha audição. Escuto até demais. Nestes últimos anos fiz tratamento, mas não obtive resultados. Hoje escuto como se fosse um rádio, hora fora de estação. Quando entendo as conversas sobre mim e pessoas que não conheço. - 28/02/2019

Se você tem uma audição exagerada (hiperacusia) de sons comprovadamente presentes no ambiente (ou seja, outras pessoas presentes também ouvem os sons), deve insistir no tratamento com otorrino ou otoneurologista. Ruídos não inteligíveis constantes também podem ser devidos a um quadro de "tinnitus" também tratados por otorrinos e otoneurologistas.

 

Se você ouve sons ou falas que outras pessoas presentes (e com audição normal) no ambiente não ouvem, pode estar tendo alucinações. Tirar conclusões de que pessoas no ambiente estão conversando sobre você secretamente pode, por vezes, ser sintoma do que se chama de delírio.

 

Você deve consultar um bom psiquiatra, de boa formação. Sendo médico, saberá diferenciar transtornos psíquicos daqueles que têm origem no aparelho auditivo.

- 04/03/2019
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
448
22
889
Ver as 2 respostas
Tenho TAG bastante elevada, o que devo fazer? - 17/01/2019

Seguem três dicas pra ajudar você com o TAG 1° técnica Pode parecer bobo pra você, mas é realmente eficaz. Você realizará 20 respirações profundas com os olhos fechados e de preferência pensando em algo bom da sua vida. Dica: Repita isso todas as vezes que ficar ansioso. 2° técnica Procure um lugar reservado e feche os olhos e tente identificar 5 barulhos ou ruídos no ambiente que estiver. Isso ajudará a desfazer os pensamentos que te deixam ansioso Dica : repita sempre que precisar 3° técnica Não dê vazão a pensamentos que te deixam ansioso. Sempre que tiver pensamentos negativos ou ruins isso gerará em você sentimentos de medo e desconforto, quanto mais você pensar mais você sofrerá. A dica aqui é colocar um novo pensamento positivo no lugar; se não conseguir, saia do local e procure um estímulo novo como uma conversa, um telefonema para alguém ou algo diferente da situação que te deixou ansioso.

- 22/01/2019
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
91
2
237

Veja médicos próximos especialistas em Psicoterapia: informe sua cidade

Veja médicos próximos à cidade Curitiba especialistas em Psicoterapia (alterar cidade)

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br
Login Centralx
Localização