Meu filho de 11 anos tem problemas em se relacionar com novos amigos. Ontem, depois de brigar novamente com um deles e ficar triste (sempre acontece), me disse chorando que acha que está depressivo pois não consegue ficar feliz mais que 2 dias. Será?

  • Um pré-adolescente com 11 anos pode ficar depressivo sim! Leve o mesmo para uma avaliação psiquiátrica para ver qual o diagnóstico (depressão?) e qual a melhor conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Teu filho já apresenta sintomas psicoemocionais. Sintomas não são doenças, são sinais de que algo está errado.

    Procure um psicoterapeuta ou psicólogo)(a) para avaliá-lo. Quanto mais cedo, mais fácil resolver o problema.

    Dr. Eduardo Navarro de Albuquerque Mello
    Psicoterapia
    Porto Alegre / RS
  • Crianças nessa idade passam por diversas adaptações físicas e mentais, sentem a necessidade de se enquadrar em um grupo, de fazer amigos, lidar com aflições e angústias próprias da idade e isso é normal para a idade. Porém, quando a criança ou adolescente procura um adulto com uma queixa de tristeza, precisamos ouvir com atenção pois depressão e ansiedade podem começar nessa época e tomar grandes proporções. Os sinais de um quadro grave podem ser discretos nessa idade. Alguns casos são tratados com psicólogos, outros precisam de medicações indicadas por psiquiatras, que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida, ou seja, tornar a vida deles melhor! Procure uma avaliação de um profissional para saber qual o melhor tratamento.

    Drª. Clarisse Moreno Farsetti
    Psiquiatria
    Psiquiatria Infantil
    Osasco / SP