Meu filho tem síndrome do pânico, há anos faz tratamento com cloridrato de paroxetima e psicóloga. Não teve ótimos resultados, gostaria de saber o que poderia ser feito a mais?

  • De modo geral, a paroxetina está corretamente indicada pelo psiquiatra.

    É importante que, se não houver resultado, as doses sejam aumentadas.

    Em caso de não haver resultados satisfatórios com a paroxetina, mesmo em doses altas, existem outras medicações que podem ser úteis como, por exemplo, a venlafaxina, a clomipramina, a mirtazapina. Em casos refratários ao tratamento se pode usar, também, o alprazolam. Quando possível, este deve ser evitado por causa dos efeitos colaterais que pode trazer sobre a memória.

    Finalmente, tratamentos como a terapia comportamental e a comportamental-cognitiva podem trazer bons resultados, também, associados ou não a medicações.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Em primeiro lugar os pais precisam colaborar e muito para que o tratamento dê resultado. Por isso precisam receber orientações dos profissionais e segui-las. É em casa e com a família que seu filho convive e esta portanto é a sua base. Importante examinar como está esta base. Outra coisa precisa ser avaliada, é a sua expectativa em relação à melhora dele. Talvez a ansiedade acabe atrapalhando sem que você perceba. Avalie essas questões e converse muito com os profissionais que o atendem. Abraços.

     Thereza Christina Goulart Tavares de Lima
    Psicoterapia
  • A Paroxetina é uma boa medicação, pode ser aumentada ou trocada. Você pode também trocar de psicoterapeuta. Se você também for ansiosa, deve procurar ajuda para você também, psicoterapia.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência