Sofri com a separação e fiquei depressiva. Não tenho vontade de fazer minhas atividades normais, mexeu muito com meu emocional. Era pessoa animada, fazia caminhada, tinha amigos, sorria. Isso fugiu de mim. Trabalhava fora. A psicoterapia ajuda?

  • Situações de separação podem fazer sofrer e algumas pessoas são mais sensíveis que outras. Também, algumas separações são mais penosas que outras. Isto é normal, pode passar com o tempo, mas uma psicoterapia pode ser útil, sim, em ajudar você a lidar com a situação.

    Entretanto, por vezes, situações estressantes como uma separação desencadeiam, em algumas pessoas, quadros de depressão: o pesar, a tristeza e o desânimo são mais profundos e prolongados e a pessoa passa a não conseguir vivenciar os aspectos positivos da vida; por vezes, há alterações de apetite (para mais ou para menos), do sono (para mais ou para menos) e mesmo da capacidade de concentrar-se nas tarefas do dia-a-dia (principalmente naquelas mais intelectuais). Frequentemente ocorre uma grande quantidade de pensamentos tristes.

    Se for um caso de depressão, geralmente a pessoa deve tomar remédios para aliviar. Estas medicações têm poucos efeitos colaterais e não causam dependência.

    Somente um psiquiatra pode diferenciar a depressão da simples tristeza e luto e indicar o tratamento correto. Assim, seria interessante procurar um psiquiatra. Se seu caso for somente de psicoterapia, ele saberá orientá-la.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim, a psicoterapia ajuda. Antes de mais nada é importante você entender que toda perda-luto precisa ser vivido, isso até certo ponto é normal e esperado. Quando há uma separação vários sentimentos são vividos e revividos. Afinal o investimento feito não ocorreu como o previsto. Importante pensar também qual sua participação nessa separação. Lembre-se que você têm que ser sua melhor amiga. Invista em você. Abraços.

     Thereza Christina Goulart Tavares de Lima
    Psicoterapia
  • A psicoterapia ajuda muito a melhorar autoestima e superar um momento de luto ou de separação conjugal. Procure um terapeuta da sua confiança.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência