Um problema gástrico pode ser confundido com os sintomas da síndrome do pânico?

  • Em geral não. Os sintomas de pânico são autonômicos e acometem o corpo todo (palpitação, tontura, mal-estar, taquicardia, sudorese) enquanto problemas gástricos são DRGE ou gastrite, em geral cursam com dor no estômago e náusea.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • As crises de pânico são crises súbitas nas quais a pessoa sente um intenso medo, terror, angústia ou ansiedade, que podem aparecer mesmo quando a pessoa está se sentindo totalmente bem e tranquila. Associada a esta sensação, as crises podem envolver uma série de sintomas físicos, tais como palpitações cardíacas, suor, vontade de urinar, tremores, tontura. Sintomas digestivos também podem estar presentes, tais como sensações desagradáveis na altura do estômago, náuseas e mesmo vontade de evacuar, incluindo crises de diarreia.

    O que possibilita que seja diagnosticado o pânico é, justamente, que os eventuais sintomas "gástricos" ocorrem dentro de uma constelação de outros sintomas e não isoladamente. Entretanto, nada impede, também, de uma pessoa ter crises de ansiedade ou pânico e, paralelamente, ter algum problema gástrico.

    O ideal seria consultar um psiquiatra para diagnosticar o pânico e, se este indicar, um clínico geral. Não é recomendável fazer o contrário, pois clínicos por vezes têm dificuldades de diagnosticar crises de pânico.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Interessante sua pergunta. Um problema gástrico na verdade é o sintoma de alguma disfunção orgânica ou emocional. Podemos citar a tão falada dor de estômago que pode estar associada às questões psíquicas, além de como a pessoa enfrenta situações referentes à ansiedade, ao estresse, podendo gerar alimentação inadequada. O pânico por sua vez também é o sintoma de situações emocionais, geralmente iniciadas na infância, muitas vezes ligadas ao abandono vivido pela criança. Então, respondendo objetivamente sua pergunta acredito que feita uma anamnese adequada a confusão no diagnóstico pode ser esclarecida. Abraços.

     Thereza Christina Goulart Tavares de Lima
    Psicoterapia