Uma pessoa com depressão só melhora com terapia?

  • Pessoas com depressão devem cuidar mais da saúde, fazer terapia e atividade física regular, ficar longe do estresse e da rotina estressante, ter mais atividades de lazer e procurar um psiquiatra para avaliar a necessidade do uso de antidepressivos.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Em casos de depressão Leve a Moderada, a terapia pode ser eficaz mesmo sem o uso de medicação. O tratamento ideal para depressão é a combinação do uso de medicamentos associados à terapia. O grande porém é o investimento de tempo e dinheiro para se fazer uma psicoterapia semanal. Os convênios não bancam tal tratamento e o sistema de saúde raramente. Fica mais fácil para todos, fingir que uma pílula mágica vai resolver todos os seus prolemas - e até mesmo mais barato fazer uma consulta por mês com um médico particular ou do convênio. Infelizmente, os sintomas e as causas que desencadeiam muitas vezes um processo depressivo ficam sem ser resolvidas com medicação.

    Dr. Marcio Candiani
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Belo Horizonte / MG
  • Podemos dizer que uma pessoa com depressão, se fizer uma psicoterapia bem conduzida por um profissional capacitado, poderá se curar da depressão.

    A pessoa poderá também tentar enfrentar a depressão sozinha, o que é bem mais difícil.

    Com terapia é mais fácil a superação.

    Dr. Eduardo Navarro de Albuquerque Mello
    Psicoterapia
    Porto Alegre / RS