Pergunto qual o melhor caminho a seguir ou qual especialidade procurar no caso de uma adolescente de 17 anos que está com episódios de bulimia. Come regularmente durante a semana e aos finais de semana come muito, passando mal. Ela quer ajuda.

  • Comer muito aos fins de semana não significa, necessariamente, que a pessoa tem bulimia. Pessoas com bulimia apresentam outras características de comportamento, tais como comer muito num espaço de tempo muito curto (por exemplo, 2 horas) durante os episódios; ter sentimentos de culpa após a ingestão, sentir-se desconfortavelmente "cheio" após o episódio; ter vergonha de comer na frente dos outros em função da quantidade de comida ingerida; comer sem fome.

    A adolescente precisaria de uma avaliação psiquiátrica para verificar se existe um quadro de bulimia nervosa e se existem componentes depressivos ou ansiosos que requeiram tratamento.

    Finalmente, mesmo que não se trate de bulimia, propriamente dita, ela precisaria de uma reeducação alimentar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A bulimia ocorre quando além dos episódios de comer compulsivo que você descreveu a pessoa usa de mecanismos para "compensar" e tentar perder peso, como vômitos, uso de medicações sem prescrição...

    Pelo que você relata ela pode apenas apresentar um quadro de comer compulsivo.

    Ela deve passar por uma avaliação com um psiquiatra (geralmente a partir de 16 anos ou um de adultos ou um infantil) que vai poder formular um diagnóstico e, a partir disso, um plano terapêutico.

    Dr. Eduardo de Castro Humes
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • A especialidade a procurar é um profissional de saúde mental, para trabalhar esta ansiedade de final de semana que a leva a um comer exagerado. Que não é bulimia. Pode ser um psicoterapeuta, médico ou psicólogo.

    Drª. Marluce Muniz de Souza Pedro
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sugiro uma avaliação com psiquiatra da Infância e da Adolescência, precisa ver se há algum transtorno alimentar ou se trata apenas de sintomas da Síndrome da Adolescência normal.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência