Tenho um filho de 7 anos muito inteligente e que ultimamente vem se queixando que tem pensamentos ruins, que não saem de sua cabeça. Ele já faz acompanhamento psicoterapêutico, mas sinto que esses pensamentos vem incomodando-o muito. O que fazer?

  • Pensamentos ruins podem ter várias origens como, por exemplo:

    - na depressão, a pessoa apresenta uma profunda tristeza ou desânimo, associadas a aumento ou diminuição do sono e do apetite, dificuldades de concentração, perda do prazer e ideias tristes, que vão desde lembranças tristes até sentimentos de culpa e mesmo ideias de morrer;

    - em quadros de ansiedade, as ideias ruins podem se referir a medos e angústias; além disto, no transtorno obsessivo-compulsivo (também um quadro de ansiedade), pode haver ideias negativas exageradas ou mesmo absurdas e que vêm insistentemente na cabeça da pessoa;

    - finalmente, pode ser que os pensamentos se relacionem a eventos reais que estejam acontecendo na vida da pessoa (familiares, bullying ou outro tipo de traumas).

    Seria interessante, além da psicoterapia, a avaliação por parte de um psiquiatra infantil, que é um profissional médico especializado em transtornos psíquicos na infância.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Você deve procurar um psiquiatra para seu filho.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Procure um psiquiatra infantil. Talvez ele precise de medicamentos.

    Drª. Marluce Muniz de Souza Pedro
    Psiquiatria da Infância E Adolescência