O que é psiquiatria forense?

  • A psiquiatria forense atua nos casos em que haja qualquer dúvida sobre a integridade ou a saúde mental dos indivíduos, em qualquer área do Direito, buscando esclarecer à justiça se há ou não a presença de um transtorno ou enfermidade mental e quais as implicações da existência ou não de um diagnóstico psiquiátrico. É uma sub-especialidade tanto da Psiquiatria como da Medicina Legal.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Psiquiatria forense é a parte da psiquiatria que envolve os estudos e a prática na interface com questões legais. Fazem parte dos estudos desde questões como a relação de delitos com tipos de transtornos psiquiátricos até outras, de cunho ético, como a culpabilidade (ou seja, o quanto alguém é responsável por seus atos).

    A psiquiatria forense se utiliza de várias técnicas, como o levantamento detalhado da história familiar e de vida do indivíduo, passando pelo exame psíquico e testes psicológicos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria