Tenho um filho com diagnóstico de transtorno de conduta F91. Fez 18 anos, é considerado psicopata? Ele já tomou muitos tipos de medicações sem efeito desejado. Tem surtos violentos, não respeita nada nem ninguém. Não tem sentiment de culpa. O q faço?

  • Supõe-se que uma parte das crianças com transtorno de conduta apresentará transtorno de personalidade antissocial ("psicopata"), na idade adulta - porém, não todas. Justamente porque pode haver mudanças no comportamento, ao longo do amadurecimento é que não se faz diagnóstico de transtorno de personalidade, em crianças. Medicações realmente não têm efeito comprovado nesses casos. Elas podem ser tentadas para melhorar alguns sintomas, mas não costumam controlar totalmente o problema. Psicoterapia pode ajudar, em alguns casos, e a família deve fazer acompanhamento psicoterápico para aprender a lidar com os comportamentos difíceis da criança.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Um terço das crianças com transtorno de conduta evoluem para Transtorno de Personalidade Antissocial na vida adulta. Um terço dos casos de Transtorno de Conduta evoluem para outras patologias e um terço remitem. Procure ajuda especializada para seu filho, um tratamento completo que envolva acompanhamento psiquiátrico e psicológico regular.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência