Gestante de 18 semanas pode fazer USG pélvica endovaginal?

Sobre: Radiologia e Diagnóstico Por Imagem

Gestante de 18 semanas pode fazer USG pélvica endovaginal? - 16/03/2021

Sim. O exame transvaginal pode ser realizado em pacientes gestantes. Na idade gestacional de 18 semanas não é realizada avaliação endovaginal de rotina em gestantes, porém é um exame muito importante entre 20 e 24 semanas para medir o colo uterino e habitualmente é realizado juntamente com a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre. A avaliação do colo uterino via transvaginal é essencial para o rastrear o risco de parto prematuro e assim instituir a prevenção, quando necessário, visto que a prematuridade é a principal causa de mortalidade neonatal.

- 22/03/2021
Obrigado
0
1 especialista concordou
Rodolpho Candiotto
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Ultrassonografia
1
1
0

Além da clara explicação do Dr. Rodolpho eu gostaria de acrescentar a importância da realização do exame obstétrico por via transvaginal no terceiro trimestre para a avaliação da placenta (quando se quer confirmar ou excluir uma implantação baixa da placenta, isto é, placenta prévia e placenta marginal), bem como para a avaliação de possível inserção anômala do cordão umbilical com vasa prévia.

- 05/04/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Vinícius Filadelfo
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Ultrassonografia Geral
3
0
0

Tem alguma dúvida sobre Radiologia e Diagnóstico Por Imagem?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização