Perguntas sobre Radiologia e Diagnóstico Por Imagem

Gestante de 18 semanas pode fazer USG pélvica endovaginal? - 16/03/2021

Sim. O exame transvaginal pode ser realizado em pacientes gestantes. Na idade gestacional de 18 semanas não é realizada avaliação endovaginal de rotina em gestantes, porém é um exame muito importante entre 20 e 24 semanas para medir o colo uterino e habitualmente é realizado juntamente com a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre. A avaliação do colo uterino via transvaginal é essencial para o rastrear o risco de parto prematuro e assim instituir a prevenção, quando necessário, visto que a prematuridade é a principal causa de mortalidade neonatal.

- 22/03/2021
Obrigado
0
1 especialista concordou
Rodolpho Candiotto
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Ultrassonografia
1
1
0
Ver as 2 respostas
Tem ultrassom morfológico de 1° trimestre e o de 2°? - 26/11/2020

Bom dia. Tem sim. O que chamamos de ultrassom morfológico de primeiro trimestre tem como principal função pesquisar marcadores de risco para malformações, síndromes genéticas e aneuploidias. A avaliação de alguns segmentos anatômicos tb se faz neste período, como por exemplo o diagnóstico de acrania, anencefalia, hérnias de parede abdominal, dentre outros. O exame morfológico de 2º trimestre é realizado quando todas as estruturas anatômicas já se formaram. É realizado um estudo detalhado do sistema nervoso central e coluna, face, musculoesquelético, urinário, genitália, pulmões e coração, trato gastrointestinal. É importante lembrar que algumas malformações podem aparecer apenas após o exame morfológico, como é o caso de algumas infecções fetais que podem resultar em alterações anatômicas e funcionais de alguns órgãos e sistemas.

- 21/04/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Vinícius Filadelfo
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Ultrassonografia Geral
3
1
2
O exame da tomografia computadorizada detectou cisto no terço médio do rim esquerdo. Qual é a gravidade? - 09/02/2018

Depende das características deste cisto, que deve ser analisado em um exame de tomografia com contraste endovenoso. Nesta análise existe uma classificação específica de Bosniak, que vai predizer se ha ou não o risco de malignidade, orientar a conduta e/ou o seguimento. Portanto, somente com as características do cisto renal, segundo esta classificação, poderemos avaliar a gravidade.

- 12/02/2018
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Izanne Martins Neves
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Ultrassonografia
1
0
1
O PET Scan substitui uma MMG, por exemplo? A paciente fez um por um CA de orofaringe e vem por exames de rotina ginecológica e fez esse questionamento... - 28/03/2017

Um exame de imagem nunca substitui outro com a mesma sensibilidade e especificidade. Cada método de imagem é melhor indicado para determinado objetivo.

O PET Scan é excelente exame para rastrear metástases de um paciente já portador de um determinado câncer, mas não substitui MMG ou qualquer outro exame.

- 18/04/2017
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Alexandre Lemos da Silva
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
1
0
0
Boa noite, o meu filho de 2 anos tem sentido muita dor na barriga e depois que tirei ele das fraldas tem 3 que não faz coco e dói muito a barriga. - 01/02/2017

Olá, pela dor na barriga, ele merece ser avaliado pelo médico. Quanto ao tempo sem evacuar, pode ser por medo decorrente da retirada da fralda. Tente fazer um estímulo com supositório de glicerina e dar bastante líquidos para ele, para hidratá-lo bem. Se não resolver, procure o médico.

- 25/02/2017
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Vinicius de Araujo Gomes
Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
Ressonância Magnética
2
0
0
1 - 2

Tem alguma dúvida sobre Radiologia e Diagnóstico Por Imagem?

Pergunte diretamente a um especialista

Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização