Minha filha sente muita fraqueza e está com uma anemia recorrente, ela tem um diagnóstico de artrite reumatoide e toma predsin e meloxicam, uso contínuo. Quero saber se essa anemia, apesar de uma alimentação boa, de tomar ferro diário, pode ser leucemia?
Na artrite reumatoide, assim como em todas as doenças reumatológicas que causam inflamação crônica, pode ocorrer um tipo de anemia denominado "anemia da doença crônica" (mais recentemente mudou-se o nome para "anemia da inflamação"). Ela se deve a um distúrbio no metabolismo do ferro, e não responde à administração de ferro. Um hematologista pode pedir os exames corretos para a confirmação do diagnóstico e orientação.
Tenho anemia sempre. Meu pai faleceu com leucemia e agora estou preocupada, pois sinto uma queimação no pé esquerdo, dor nas costas e nos braços. Foram os primeiros sintomas dele. O que devo fazer?
Se a sua preocupação é com uma leucemia, o que você deve fazer é um hemograma completo, uma vez que, em todas as formas de leucemia, haverá sempre alguma anormalidade nesse exame.
Quais são os cuidados com a alimentação quando a ferritina está alta?
Depende da causa da hiperferritinemia (ferritina alta). A ferritina pode aumentar em situações de inflamação crônica do organismo, como doenças infecciosas ou reumatológicas, e nesse caso, não há restrição dietética necessária, uma vez que não há correspondência entre a ferritinemia e a quantidade de ferro no organismo. No entanto, quando a ferritina alta reflete verdadeiramente um aumento da quantidade de ferro no organismo (hemocromatose hereditária, por exemplo), é aconselhável restringir alimentos ricos em ferro e a vitamina C (que aumenta a absorção de ferro pelo intestino).
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.