Doutor Responde
Login

Andressa Lopes Ojea Garcia

9 Respostas
0 Especialistas concordam
4 Agradecimentos
Boa tarde, preciso muito de ajuda. Tenho um filho de 8 anos, com sintomas que lembram algum tipo de autismo, já levei pra neuro, já fez exames, graças a deus não deu nada em seus exames, mas tem o tempo todo, todos os dias comportamentos repetitivos.
  • Olá! Realmente você conta um quadro sugestivo de Transtorno do espectro autista, porém outras condições como Deficiência Intelectual e Transtorno Obssessivo-Compulsivo também podem ter manifestações semelhantes, dentre outras. A mera suspeição de Autismo muitas vezes provoca na família reações negativas de medo, ansiedade, levando os familiares a negar o problema e atrasar cada vez mais o diagnóstico definitivo e o tratamento mais adequado. Com isso, a criança vai tendo prejuízos cada vez maiores e mais difíceis de serem recuperados, uma vez que qualquer transtorno psiquiátrico na infância compromete a formação intelectual da criança, de sua estabilidade emocional e de sua personalidade.

    1
Observei vários traços apontados no texto sobre TOC em mim. Porém, nenhum psiquiatra diagnosticou o TOC. Gostaria de saber se ao longo dos anos pode-se desenvolver um quadro de TOC em decorrência de problemas psicológicos de outra origem.
  • Olá! O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é sim uma patologia que pode se desenvolver ao longo da vida e o risco de seu desenvolvimento aumenta na vigência de outros transtornos psiquiátricos ou conflitos emocionais. Porém, é muito comum que o leigo, ao ter contato com a vasta literatura disponível na internet, se " identifique" com algum ou muitos dos transtornos descritos, sem que necessariamente possua aquele diagnóstico. É indispensável a avaliação de um psiquiatra, é o especialista mais indicado para juntar a teoria com a prática e lhe dar a reposta mais acertada! Abraço! ;-)

    1
Quais são os sintomas da psicose?
  • Delírio, que significa ideias ou convicções que não são verdadeiras e não se pode convencer o paciente do contrário; alucinações; agressividade; agitação psicomotora; dentre outros sintomas. Na suspeita de psicose, deve-se levar o paciente para uma avaliação com psiquiatra o mais rápido possível!

    0
Codependência... O que é? Como descobrir se tenho isto?
  • É uma situação em que o cuidador de um sujeito dependente químico ou comportamental, geralmente familiar próximo ou cônjuge, desenvolve uma ligação tão intensa com o dependente que acaba por ter, mesmo sem querer, comportamentos que ao invés de ajudar, reforçam a dependência. Por exemplo, permitir que ele tenha acesso à substância porque tem medo de sua desaprovação. Na dúvida procure sempre um psiquiatra, que pode inclusive auxiliar no processo de conscientização deste dependente de sua necessidade de se tratar.

    0
Olá, sofro com problemas de ansiedade praticamente desde criança. Atualmente sinto dor de cabeça praticamente todos os dias por conta de não conseguir relaxar,sinto sono a maior parte do dia e mesmo dormindo bem à noite. Isso tem afetado meu trabalho
  • É muito comum, em pessoas com traços de personalidade ansiosa, como parece ser o seu caso, que em algum momento da vida, principalmente associado à uma situação de estresse, esse quadro evolua para um transtorno de ansiedade pleno, com preocupação excessiva, insônia, tensão muscular e outros sintomas físicos (cefaleia, palpitações, tremores, dor de estômago, entre outros). Procure um psiquiatra para que ele possa avaliar a melhor maneira de lhe ajudar com estes sintomas!

    1
  • 1
  • 2
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.