Doutor Responde
Login

Cleber Santos de Santana

131 Respostas
2 Especialistas concordam
359 Agradecimentos
Olá, tenho dois filhos de idades 7 e 3 anos que precisam urgente de ajuda psicológica. Onde posso pedir ajuda pelo SUS para eles? Fico semanas sem dormir quando o de 7 anos fica acordado, madrugadas a fio, quando tem visões.
  • Existem 4 maneiras de você conseguir psicólogo de graça. Vou colocar aqui pra você escolher, beleza?
    Buscar um psicólogo é o primeiro passo pra evitar sofrer com Depressão, quadros de ansiedade ou de qualquer Transtorno mental.

    1- Através do plano de saúde. Muita gente não sabe mas o psicólogo pode ser online. E é muito fácil de conseguir. Basta você ligar pra o serviço de callcenter do plano e eles já dão a você essa possibilidade e te explicam como conseguir.

    2- Procurar o CAPS (centro de atenção psicossocial) da sua cidade. Esse é um local público onde é oferecido o serviço de saúde mental gratuito aos cidadãos do município onde o CAPS está instalado. Tem psicólogo, terapia ocupacional, assistente social, Psiquiatra, educador físico, nutricionista e outros profissionais. Com certeza é um belo trabalho.

    3- Se você mora em cidade grande ou de médio porte pode conseguir nas universidades públicas e particulares o serviço de psicologia gratuitamente e com a possibilidade de realizar sessões de terapia diariamente. Algumas podem cobrar uma taxa simbólica só pra manutenção do espaço. Algumas universidades oferecem esse serviço online.

    4- Você pode conseguir psicólogos facilmente através de sites de psicologia. É possível ver a qualificação do psicólogo, ver a formação do psicólogo e ainda dá pra escolher o melhor horário pra você e o preço que cabe no seu bolso. O único problema é que as Consultas são online e tem gente que gosta de fazer terapia olho no olho.

    Faço consulta online. Forte abraço.

    0
Minha mãe tem epilepsia e depressão, ela toma estes remédios: Tegretol cr Rivotril Reconter Quetros Mas, no momento, está tendo várias crises de alucinações e só vive deitada, sente muita dormência. O que seria mais indicado a fazer no momento?
  • O ideal é nesse caso dar o tegretol Rivotril e Quetros apenas à noite. E o Reconter pelo dia. Se mesmo assim ela continuar muito sonolenta, aí você deve buscar o psiquiatra ou neurologista pra poder reduzir um dos medicamentos. De preferência iniciar pelo Quetros, porque o Rivotril ajuda no controle das crises junto com o Tegretol. O desmame do Quetros deve ser feito pelo médico e isso deve ser feito bem devagar.
    Espero ter ajudado.
    Faço consulta online.

    0
Olá, meu filho tem 6 anos, e há 8 meses levo no psicólogo devido a ser ansioso. Come unha desde os 3 anos, quando iniciou o maternal. Tem pressa pra tudo, comer, usar o banheiro e mal consegue esperar por algo se for acontecer no dia seguinte.
  • O ideal no caso do seu filho é buscar que ele faça atividades físicas e em grupo também, para que ele tenha maneiras de descarregar a ansiedade. Coloque-o pra fazer natação. A água tem um papel fundamental no processo de relaxamento do ser humano. Também aconselho que você coloque-o para brincar mais ao ar livre e retire o café, chocolate, reduza o doce dele. Se essas mudanças simples não mudarem nada, procure o psiquiatra infantil.
    Fico à disposição. Faço consulta online.

    0
Meu irmão é esquizofrênico e está fazendo uso de medicação. Mesmo assim continua em crises, o que fazer?
  • Nesse caso específico é importante você voltar ao psiquiatra e sugerir a ele opções de tratamento pra esquizofrenia resistente. Ou pedir pra ele buscar uma medicação injetável pra aplicar mensalmente ou trimestral. Já existem esses remédios no mercado. As vezes o quadro está tão grave que o remédio oral não funciona. Ou o paciente não está usando como deveria ou joga fora sem que a família perceba.
    Fico à disposição pra mais dúvidas.
    Faço consulta online.

    0
Faço tratamento há dez anos, já passei por vários antidepressivos mas todos me causam reações; mesmo passando um tempo tomando, meu organismo não aceita. Não sei mais o que fazer. Eu tenho TAG.
  • Entendo sua situação e o que posso te dizer é que você não deve ficar com seu tratamento apenas no remédio. É necessário você desconstruir todas as rotinas que a ansiedade mudou em você. Sua vida fica travada por conta da ansiedade. Quantas coisas você deixou de fazer por causa dela. Por isso, o remédio pode não resolver, porque a ansiedade está forte demais em você. O remédio pode ter efeitos colaterais sim, nesse caso é preciso iniciar com doses mais baixas do remédio e associar um medicamento que evite os efeitos colaterais ou reduza esses efeitos. Fico à disposição. Forte abraço.
    Faço consulta online.

    0
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.