Doutor Responde
Login

Hilius Roberto de Campos

17 Respostas
1 Especialistas concordam
2 Agradecimentos
TENHO A DOENÇA DE PEYRONIE, QUAL O PROCEDIMENTO A SER FEITO PARA SANAR O PROBLEMA?
  • Olá...
    O primeiro passo é procurar um Urologista de sua confiança para que se faça o diagnóstico da doença e se instaure uma terapêutica adequada. O tratamento vai desde a observação, em casos de curvatura leve, até a intervenção cirúrgica para pacientes onde a curvatura atrapalha a vida sexual. Há que se tomar cuidados em não querer realizar a cirurgia de imediato à instalação do problema, pois um percentual considerável irá regredir espontaneamente, enquanto outro grupo de pacientes irá progredir, tornando a cirurgia de pouca valia se realizada no momento inadequado. O ideal é aguardar até a estabilização da curvatura por pelo menos 1 ano. Nesse período, é possível o uso de medicações que auxiliam no tratamento.
    Um bom dia...!!!

    1
    • Dr. Átila Goddi Tourino
    1
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Urologia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Fiz uma lito intra em novembro de 2016, tinha um cálculo de 8mm. Fiz uma eco e estou com outro com 6mm. Fiquei em dúvida se tiraram todo mesmo. Até que tamanho do cálculo dá para fazer a litotripsia intracorpórea?
  • Bom dia.
    A Litotripsia intracorpórea (cirurgia endoscópica) é um excelente método para tratamento de cálculos renais. Em geral, um cálculo de 8 mm é completamente pulverizado durante a cirurgia. Em algumas ocasiões, alguns fragmentos são retirados, mas não é a rotina. Algumas situações tornam a cirurgia mais difícil, como por exemplo a conformação anatômica da pelve renal e dos cálices renais. Isso influenciará se o aparelho consegue ou não alcançar o cálculo. No seu caso, se não existe um exame de imagem realizado logo após o procedimento, não há como afirmar com certeza absoluta se esse cálculo que a última ecografia mostrou é uma nova litíase ou se é fragmento do cálculo outrora tratado.
    Quanto ao tamanho, a rigor, cálculos intrarrenais podem ser tratados quando acima de 5 mm ou até de 1 cm, a depender da literatura seguida. Na minha experiência, tratamos cálculos maiores ou iguais a 6 mm.
    Já as opções de tratamento passam desde a observação, a Litotripsia Extra Corpórea e a cirurgia endoscópica, aqui discutida.
    Espero ter ajudado.
    Um grande abraço.

    0
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Urologia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Em Janeiro de 2017 completo 52 anos, sou hipertenso, tenho problema cardíaco, mas nunca fiz cirurgia. Posso fazer reposição de hormônio masculino?
  • Bom dia.

    A primeira pergunta a se fazer não é se você pode... mas sim se você DEVE fazer reposição hormonal. O homem tem uma produção sustentada de hormônios masculinos até fases avançadas da vida, diferente das mulheres, que sofrem queda abrupta das dosagens hormonais após a menopausa. Assim, a indicação da reposição hormonal no homem não se dá apenas pela idade, mas por uma série de outros fatores. Sugiro que procure o vosso urologista e tenha uma conversa aberta com ele a respeito de reposição hormonal. Ele poderá lhe esclarecer todas as suas dúvidas e, em especial, correlacioná-las com a sua situação.

    Att.

    0
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Urologia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Bom dia...tenho uma infecção urinária já faz mais de um ano, já fiz todo tipo de exame e já tomei vários antibióticos e nada resolve... é uma bactéria do intestino... não sei mais o que fazer.
  • Bom Dia...
    Infecções urinárias que se repetem realmente são desafios na prática urológica. São diversas as variáveis que se associam para causar tal quadro. Precisa-se diferenciar até se os quadros apresentados são mesmo infecciosos ou não.
    A resolução do seu quadro passa pela avaliação precisa e dedicada de um profissional Urologista. Ele poderá aventar as hipóteses mais compatíveis com o seu caso e definir um plano propedêutico, incluindo a investigação da causa como a implementação de medidas terapêuticas.
    Att.

    0
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Urologia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Estou tendo ejaculação retardada, qual o tratamento para voltar ao normal?
  • A ejaculação retardada, tal qual a ejaculação precoce, é uma alteração a princípio de cunho psicogênico e o tratamento passa desde medicações para tentar reverter o quadro até terapias com psicólogos/psiquiatras.

    Você deve procurar um Urologista para um diagnóstico mais preciso e a terapia acertada.

    Att.

    0
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Urologia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.