Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1270 Respostas
54 Especialistas concordam
1901 Agradecimentos
Não sei me defender.
  • Esta pergunta não é suficientemente clara ou completa para poder ser respondida.

     

    Tente dar mais detalhes.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Estou tomando sertralina para o TOC, ela também melhora as crises de despersonalização?
  • A sertralina é uma medicação para ansiedade e, se suas crises de despersonalização forem devidas à ansiedade, devem melhorar com a sertralina.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Quanto tempo pode durar crises de despersonalização? A crise passa sozinha ou é necessário tratamento psiquiátrico?
  • As crises de despersonalização, nas quais a pessoa sente um estranhamento em relação ao seu próprio eu, podem ter várias causas como, por exemplo, quadros psicóticos ou ansiedade.

     

    A crise pode durar segundos, minutos ou horas e, geralmente, passa sozinha. Deve-se procurar uma avaliação psiquiátrica para conhecer as causas e, eventualmente, instituir um tratamento.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Qual o tratamento para tricofagia?
  • A tricofagia é o ato de comer cabelos ou pelos. Geralmente (mas nem sempre) está associada à tricotilomania ou seja, um impulso quase irresistível que a pessoa tem de arrancar cabelos ou pelos.

    Uma das consequências da tricofagia é que se podem formar, no estômago ou no intestino, verdadeiras bolas de pelos, chamadas de bezoares. Os bezoares podem levar a quadros de dor abdominal que requerem procedimentos endoscópicos ou mesmo cirúrgicos.

    O tratamento da tricotilomania e da tricofagia geralmente se baseia em técnicas comportamentais: procura-se determinar quais são as situações em que a pessoa mais sente necessidade de arrancar cabelos: por exemplo, eventos estressantes, tédio, cansaço, etc. Faz-se uma análise de como prevenir algumas destas situações de risco e, também, procura-se fazer com que a pessoa adote comportamentos alternativos, quando não for possível preveni-las. Por exemplo, uma técnica simples envolve o uso de "brinquedos" peludos e a pessoa manipula estes objetos ao invés de manipular seus próprios cabelos.

    Usam-se, também, algumas técnicas aversivas como, por exemplo, combinar com a pessoa que não esconda as clareiras que deixa em seu cabelo ou que recolha e junte os fios de cabelos que arranca, de modo a encarar o prejuízo que está causando para si mesma.

    Existem alguns remédios que estão sendo estudados para a tricotilomania, porém ainda estão em estágio experimental: a olanzapina (um antipsicótico), a N-acetilcisteína (usada para tornar o muco mais fluido) e a dronabinol (um derivado da maconha).

    Pessoalmente, tive alguns resultados positivos após o uso do topiramato, mas é importante que se saiba que não é um tratamento comprovado.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Não consigo mais ir em festas, lugares com muita gente, só de pensar começo a passar mal. Me dá vômito, começo a suar, tremores, coração acelera, diarreia, tontura. Parece que vou morrer. Estou tentando ir ao médico, mas sinto mal, não consigo sair.
  • Você está com um quadro de fobia. O mais provável é que seja uma agorafobia, que é um medo excessivo de lugares com muita gente. Pode ser, também, uma fobia social, se é um medo excessivo de ser observado(a) e julgado(a) ou de passar vergonha.

     

    Os tratamentos para estes quadros costumam ser muito eficazes e geralmente se baseiam em exercícios comportamentais que ajudam a pessoa, aos poucos, a enfrentar seus medos.

     

    Tente chamar alguém para acompanhá-lo(a) ao médico. Às vezes, isto facilita. Caso mesmo isto lhe esteja sendo impossível, procure alguém que faça atendimentos a domicílio.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.