Doutor Responde
Login

Marcelo Jose da Silva de Magalhães

13 Respostas
0 Especialistas concordam
3 Agradecimentos
Tenho espondilolistese e já faz um ano que estou tentando amenizar a dor com medicamentos e fisioterapia. O meu ortopedista não vai me operar, tenho 46 anos, meus exames estão todos normais. Um neurocirurgião pode me operar?
  • Tanto um neurocirurgião quanto um ortopedista apresentam competência para realizar esse tipo de tratamento cirúrgico. A dor mais intensa da espondilolistese usualmente é aquela que irradia para os membros inferiores, alguns pacientes podem cursar ainda com a dor lombar associada.

    Quando o paciente não obtém um controle adequado com a fisioterapia e medicamento deve-se pensar em tratamento cirúrgico. A diretriz de tratamento de hérnia discal lombar- projeto diretrizes relata que o paciente persiste com dor por mais de 12 semanas ou apresenta fraqueza importante em um dos membros, ou ainda alterações esfincterianas (perde urina ou retém urina) são candidatos a tratamento cirúrgico.

    Usualmente o que acarreta dor na listese são nervos espinhais (raízes) que são tracionados ou comprimidos entre as duas vértebras que sofreram o processo de listese. É comum a presença de hérnia discal associada à espondilolistese.

    Há mais de uma opção cirúrgica: alguns livros comentam o tratamento cirúrgico com uso de próteses (parafusos e hastes) que fixam artificialmente os dois corpos vertebrais que sofreram a listese.

    Há ainda a opção cirúrgica de realizar a fusão dos níveis comprometidos da coluna apenas com enxerto ósseo do próprio paciente. Essa segunda opção é melhor indicada em pacientes jovens, não tabagistas; os quais, consequentemente apresentam um osso mais denso e com melhores chances de fusão. Nesses casos, o paciente necessita de utilizar um colete lombar para evitar movimento excessivo no segmento da coluna vertebral submetido ao tratamento cirúrgico.

    A vantagem do primeiro caso, é que o paciente já pode caminhar no outro dia da cirurgia e não necessariamente necessita de utilizar colete no pós-operatório imediato. Importante relatar que o cirurgião necessita realizar descompressão do nervo espinhal que está sofrendo compressão como intuito de amenizar a dor que irradia para o membro inferior.

    1
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
QUANTO TEMPO DE TRATAMENTO? POSSO PARAR O COM A MEDICAÇÃO PARA EPILEPSIA?
  • O tratamento para convulsão deve se estender por pelo menos 2 anos de completa remissão das crises convulsivas. O livro CURRENT DE NEUROLOGIA-BRUST corrobora essa afirmação de tempo de tratamento. Após esse período, o paciente deve realizar o desmame dos medicamentos que pode ser realizado em algumas semanas. Alguns pacientes portadores de lesões sequelares no cérebro muitas vezes não conseguem realizar o desmame e por isso em alguns casos necessitam do uso de anticonvulsivantes por um período superior a dois anos. Interessante lembrar que eletroencefalograma alterado durante o tratamento medicamentoso pode estar associado a uma chance maior de recidiva das crises após a realização do desmame. Caso o paciente retorne a ter crises convulsivas, após o desmame completo, deverá retornar a fazer uso da medicação e consultar novamente com o seu neurologista.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 11 anos, foi diagnosticado com TDAH e foi receitado o medicamento TAFRANIL um comp pela manhã e meio comp de ritalina, mais seções de psicoterapia. Gostaria de uma opinião, pois, lemos uma reportagem condenando o uso da ritalina.
  • Quando a criança está com dificuldade de aprendizado escolar deveria procurar um profissional que possui maior experiência com esse grupo de paciente como: neuropediatra, neurologista e psiquiatra. Existe uma série de doenças que podem levar a criança a ter dificuldade na escola. Há problemas de ordem familiar, outros decorrentes de problemas ocorridos durante a gestação da criança, outros decorrentes de doenças neurológicas tais como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, dislexia e discalculia, etc. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade possui diversos medicamentos como opção de tratamento. Nota-se entretanto que o metilfenidato (Ritalina/Concerta) apresenta resultados superiores aos demais tratamentos. O compêndio de neurologia infantil (Pianetti e Fonseca) coloca que o metilfenidato é a droga com resultados melhores para o tratamento dessa doença. O grande problema dessa medicação é o preço elevado e a receita amarela que é muito burocrática a obtenção por parte dos médicos. O que tem ocorrido é o diagnóstico incorreto do TDAH com uso demasiado da medicação em crianças que não apresentam esse diagnóstico. É de grande importância que a história clínica da criança seja colhida em detalhes e que seja realizado um exame neurológico completo. Exames complementares podem ser solicitados com intuito de confirmar ou afastar determinado diagnóstico. Relatórios emitidos pelas escolas podem auxiliar no diagnóstico.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Tenho hérnia de disco há mtos anos, sofri uma queda no banheiro, fiquei 12 dias de repouso e ainda não fiquei bem, sinto muita dor. Tem dias que permanecer em pé é um sofrimento. Eu procuro Ortopedista ou Neurocirurgião para dar o tratamento correto
  • Bom dia.

    Tanto um ortopedista quanto um neurocirurgião poderão realizar o tratamento adequado de um paciente com quadro de lombociatalgia. É interessante procurar aqueles que são especialistas em problemas de coluna, já que poderão indicar um tratamento cirúrgico quando for necessário.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Olá, bom dia. Tenho hérnia cervical, segundo a ressonância que fiz, será que tem cura?
  • A hérnia de disco cervical pode provocar em alguns pacientes um quadro de dor que se inicia na região cervical irradiando para um dos braços. Quando a hérnia discal é de grande volume esta pode provocar perda de força nos 4 membros.

    Segundo o livro do Mark Greenberg que é uma referência na neurocirurgia, nota-se que 90% dos pacientes podem evoluir com bom controle dos sintomas apenas com o tratamento conservador: fisioterapia, mudança de atividade laborativa, medicações para dor.

    Há indicação clara de tratamento cirúrgico para hérnia discal cervical se o paciente cursa com fraqueza grave nos braços e/ou 4 membros simultaneamente, dor intratável refratária ao tratamento conservador, sinais de redução do volume de determinado grupo muscular no membro acometido. Caso ressonância magnética da coluna cervical exiba mielopatia provocada pela hérnia discal também existe indicação de tratamento cirúrgico com objetivo de evitar uma progressão de uma doença que já exibe sinais de gravidade.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.