Marcelo Marui Biondo
1238 | Respostas |
26 | Especialistas concordam |
234 | Agradecimentos |
-
3 pontos importantes para evitar a "falha" no tratamento da ANSIEDADE:
1. Tratar a raiz do problema:
Antes de solicitar um procedimento, é necessário que o psiquiatra faça uma minuciosa avaliação. Por exemplo, é preciso avaliar os gatilhos responsáveis por "nutrir/alimentar" a ansiedade.
2. Se atentar à evolução do tratamento da ansiedade.
Em vista disso, muitos psiquiatras, assim como eu, aderem a prescrever antidepressivos para ansiedade, ansiolíticos e psicoterapia. São realizadas diversas tentativas com uso de diversos antidepressivos que serão usados para acompanhar a evolução dos sintomas de ansiedade e daí ver o resultado do tratamento em meses. Como eu sempre costumo dizer: "antidepressivo não é como antibiótico, não tem ação rápida". No caso da ansiedade, isto é muito verdade.
3. Entender que existem diversos tratamentos, existem mais de 40 tipos de ansiolíticos e antidepressivos, cada qual para um tipo específico de ansiedade.
As modalidades de tratamento para ansiedade apresentam diferentes níveis de potência e modo de ação. Isso explica a diferença na apresentação de resultados, e números de sessões da terapia cognitiva e também são muito importantes para o controle da ansiedade. O uso de antidepressivos e ansiolíticos deve caminhar junto com a psicoterapia. Falando em caminhada, fazer atividade física regular e meditação ajudam muito a melhorar a disposição do paciente e a controlar a ansiedade.
-
Não pare de tomar nenhuma medicação sem avisar o seu médico psiquiatra. Procure o psiquiatra para melhor avaliação e conduta. Para ansiedade, acupuntura, atividade física regular, academia e ioga podem te ajudar, além da psicoterapia e do tratamento psiquiátrico. Evite também cafeína e energéticos.