Mariana Tenorio Antunes Reis Murin
15 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
11 | Agradecimentos |
-
Olá, bom dia!
Primeiramente, é preciso avaliar como está a sua alimentação, principalmente em relação ao consumo de proteínas. Outra coisa importante é se está fazendo exercícios.
De qualquer forma, é indicado fazer uma consulta médica para avaliar melhor o que está causando essa perda de massa muscular e fazer exames.
Um abraço.
-
Olá, bom dia!
Os valores de referência para o TSH podem variar de acordo com a idade e com o laboratório. Se você não for idoso, provavelmente esse TSH está um pouco aumentado e o T4 livre normal, o que indica um hipotireoidismo subclínico. Nesse caso, minha sugestão é fazer uma avaliação em consulta com endocrinologista, que provavelmente irá pedir para repetir os exames e dosar os autoanticorpos da tireoide. Após os novos resultados e com a história clínica, fica mais fácil definir se há indicação de tratar com hormônio ou de apenas acompanhar sem remédio.
Um abraço.
-
Olá, bom dia!
De uma maneira geral, você deve evitar açúcar, doces e farinha branca; dar preferência aos alimentos integrais e aos alimentos in natura (ou seja, alimentos naturais, como legumes, frutas, verduras, carnes, ovos etc.). Também deve evitar alimentos ultraprocessados (como salgadinho de pacote e bolacha recheada, por exemplo), refrigerantes e bebidas alcoólicas. Em relação às frutas, elas são permitidas, mas você não deve exagerar, então pode consumir de 3-4 porções de frutas por dia. Como eu falei, essas são recomendações gerais e não substituem uma consulta com endócrino nem com nutricionista, que serão capazes de avaliar seu caso individualmente e te orientar melhor. Enquanto você não consegue passar pelo SUS, você pode acessar alguns sites de sociedades médicas a fim de conseguir mais orientações como o da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), entre outras.
Espero ter ajudado! Fique Bem!
-
Bom dia.
Esse valor está bem alto independente de ter sido medido em jejum ou após a alimentação. Assim sendo, é importante você verificar com seu médico como está o seu tratamento, tanto em termos de medicação, como em relação às mudanças de estilo de vida que fazem parte dos cuidados, pois tudo indica que você precisa de ajustes.
-
Com peso de 82 kg e altura de 1,50 m, seu IMC é 36,4 kg/m², o que é classificado como obesidade grau 2. A ANS regulamenta a cobertura para cirurgia bariátrica nos casos com IMC entre 35 e 39,9 Kg/m², desde que tenha comorbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz). Então, a primeira questão a definir no seu caso é se você apresenta comorbidades para ter indicação de cirurgia. Além disto, é necessário preencher outros critérios, a saber: idade entre 18 e 65 anos, com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos e obesidade mórbida instalada há mais de cinco anos. Ou seja, se você nunca fez um tratamento clínico para a obesidade, a cirurgia não será indicada num primeiro momento.