Rodrigo Leite Albanez
12 | Respostas |
9 | Especialistas concordam |
10 | Agradecimentos |
-
Olá, tudo bem?
O aumento da aorta pode estar relacionado a várias doenças como pressão alta não controlada, aterosclerose, doenças genéticas, dentre outras.
O alargamento leve da aorta só deve ser acompanhado e feito o controle dos fatores de risco, sem necessidade de qualquer intervenção médica.
Caso haja aumento expressivo do tamanho da aorta, isso pode ser considerado um aneurisma (dilatação da artéria) e pode necessitar de tratamento cirúrgico dependendo do seu tamanho.
-
Olá.
O aumento da área cardíaca no raio-x de tórax sugere que o coração possa estar com seu tamanho maior do que o normal ou que o pericárdio (membrana que envolve o coração) possa ter líquido ao seu redor gerando essa alteração. Isso deve ser melhor investigado com um exame chamado ecocardiograma transtorácico, pois o raio-x de tórax só sugere esse tipo de problema podendo apresentar resultados falso-positivos.
-
Olá, tudo bem?
A creatina fosfoquinase, também chamada de CPK, é uma enzima encontrada em todos os músculos do nosso corpo inclusive no coração.
Os níveis dela se elevam quando existe algum tipo de agressão muscular. Isso pode ocorrer em várias situações como atividade física intensa, traumas musculares, doenças genéticas que afetem os músculos e doenças cardíacas. Só a elevação isolada da CPK não define um diagnóstico.
Esse resultado deve ser interpretado pelo seu médico de confiança antes da definição de qualquer diagnóstico.
-
Olá, tudo bem?
O nosso coração possui um sistema elétrico dentro dele para sincronizar os batimentos das câmaras cardíacas.
Várias doenças podem bloquear um ou mais desses "fios elétricos". O bloqueio do ramo esquerdo do sistema His-Purkinje (nome de parte da "rede elétrica" cardíaca) deve ser sempre investigado com exames complementares para melhor definição da sua causa.
São inúmeras doenças que causam esse tipo de bloqueio sendo as mais comuns: insuficiência cardíaca, hipertensão arterial não controlada, doenças nas válvulas do coração dentre outras. O diagnóstico preciso deve ser feito pelo seu médico de confiança.
-
Olá, tudo bem?
O exame de esteira tradicional é um exame que pode apresentar resultados falso-positivos e falso-negativos. Sendo assim, é importante a interpretação do resultado do seu exame pelo médico dentro de um contexto clínico (sintomas, risco de doença cardiovascular individual, etc.) antes de realizar um cateterismo. Caso haja dúvidas sobre o resultado do teste de esteira, outros exames podem ser realizados para melhor definir sobre a necessidade do cateterismo como, por exemplo, a cintilografia de estresse, ecocardiograma de estresse ou ressonância magnética cardíaca a depender de cada caso.