Rodrigo Leite Albanez
12 | Respostas |
9 | Especialistas concordam |
10 | Agradecimentos |
-
Olá, tudo bem?
Por se tratar de um problema mecânico no coração, ou seja, uma válvula que obstrui a passagem do sangue dentro do coração, o tratamento é sempre com alguma intervenção. O tratamento medicamentoso pode aliviar alguns sintomas, mas não resolve o problema que vai progredir ao longo dos anos na maioria dos casos inclusive com risco de morte súbita.
Hoje em dia temos 2 tratamentos para a estenose aórtica. Primeiro a cirurgia cardíaca tradicional com abertura do tórax e implante de uma prótese biológica ou mecânica. O segundo, mais recente e moderno, ocorre através do implante de uma prótese biológica através de cateterismo (técnica chamada de TAVI) onde se fazem incisões na região das virilhas sem necessidade de abrir o peito.
Qual modalidade é melhor para o seu caso vai depender de uma série de critérios clínicos e de exames que devem ser feitos pelo seu cardiologista e/ou cirurgião cardíaco.
Converse com seu médico de confiança para entender qual tratamento é melhor para você.
-
Olá, tudo bem?
Pelo o que entendi você apresenta a frequência do coração mais baixa. Nesse caso isso tem que ser avaliado por um cardiologista para definir se de fato você tem ou não uma bradiarritmia, ou seja, algum problema no coração que possa estar diminuindo muito a frequência do coração e gerando problemas.
Já adianto que pessoas que realizam muita atividade física, como no caso você que trabalha como pedreiro, pode ter frequências cardíacas mais baixas do que a população em geral devido ao esforço que é realizado no seu dia-a-dia. A frequência normal do coração em repouso é de 50 a 100 batimentos por minuto.
De qualquer maneira, acho importante a consulta com um cardiologista para realização de pelo menos um eletrocardiograma e melhor definição do seu caso.