Gastroenterologia - Perguntas respondidas
-
Fezes com sangue devem ser avaliadas com a devida cautela, especialmente após os 40 anos. Por favor, não tenha vergonha de procurar um especialista de sua confiança. Tenho a certeza que um(a) bom(a) Gastroenterologista ou Proctologista ajudará muito na sua saúde. Um(a) bom(a) médico(a) fará o que for necessário, sempre dentro da Ética e do respeito que todos os pacientes merecem. Desejo tudo de bom!
-
Não. A colonoscopia permite visualizar o intestino e mesmo praticar atos como biópsias e retirar pólipos (tumores, na maioria benignos) dentro do intestino grosso (também chamado de cólon). O toque retal pode avaliar a próstata. Como a colonoscopia se inicia com o toque retal, provavelmente vem daí a sua dúvida. Mas, no caso da colonoscopia, o toque retal não tem objetivo de avaliar a próstata.
De todo modo, a colonoscopia - assim como os outros exames endoscópicos - é muito útil e pode beneficiar muito a saúde.
-
Gastroenterologista é o Médico que cuida de problemas do trato digestivo. Sintomas comuns em Gastroenterologia são queimação no peito, refluxo, queimação acima do umbigo, náuseas (enjoo), vômitos, dor abdominal, plenitude, sensação de saciedade precoce (comer um pouco e já se sentir satisfeito), etc. O gastroenterologista, dependendo de sua formação, pode também atender sintomas mais relacionados ao intestino como diarreia, intestino preso, distensão no abdome, gases, sangramentos, etc. Doenças comuns vistas pelo gastroenterologista são doença de refluxo, esofagites, gastrites, úlceras do estômago e duodeno (associadas à infecção por H. pilory), colites, obstipação (intestino preso), doenças anorretais como hemorroidas e fissuras, dentre muitas outras. Outra área da Gastroenterologia é a do diagnostico e tratamento das doenças do fígado, pâncreas e vias biliares. Hepatites, cálculos na vesícula, cirrose, pancreatites e câncer de fígado são doenças vistas por essa área. Uma das áreas importantes em Gastroenterologia é o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer. Câncer de intestino e câncer de estômago são frequentes e passíveis de prevenção. Considero a Prevenção de câncer especialmente importante, pelo benefício que pode trazer. Possivelmente, ao achar um médico de sua confiança, seus sintomas serão avaliados e, em conjunto com o médico(a), chegarão a uma solução benéfica para sua saúde.
Desejo tudo de bom e obrigado pelo interesse em saber sobre uma Especialidade tão vasta, importante e que beneficia a tantos.
-
Muitas condições podem levar à diarreia acompanhada de dor abdominal. A gastroenterite é uma delas. Mas o adequado para sua saúde é ser avaliado por um Médico(a) experiente e de sua confiança, para chegar ao diagnóstico correto e a partir daí ao tratamento. Tenho certeza que conseguirá. Desejo tudo de bom!