Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Boa tarde!! Dr.meu pai tem um problema chamado nervo trigêmeo que é no maxilar. Ele sente dores fortíssimas, às vezes não consegue comer nem falar. Me ajude... Fala pra mim se é realmente um neurocirurgião o especialista certo pra esse problema.
  • A neuralgia do trigêmeo causa intensas dores no território inervado por este nervo. O tratamento deve ser inicialmente com medicações específicas. A cirurgia é indicada em casos em que o tratamento conservador não resolve ou quando efeitos colaterais dos medicamentos comprometem o tratamento. O neurocirurgião pode avaliar o paciente inicialmente, podendo seguir com seu tratamento medicamentoso. Mas, o neurologista também pode manter o acompanhamento clínico.

    3
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Dr. Fabricio Zacarias Paes
    Neurocirurgia
    Campos dos Goytacazes / RJ
    Marcar consulta
  • Sim, o seu pai precisa ser avaliado por um neurocirurgião. Existe tratamento medicamentoso específico para a Nevralgia do Trigêmio e, quando esse tratamento não funciona, há procedimentos para tratar disso também. Abraço.

    0
    Dr. Leonardo Almeida Frizon
    Dr. Leonardo Almeida Frizon
    Neurocirurgia
    Tratamento Da Dor
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
O que é isquemia medular? Tem cura? Se tem, é com cirurgia ou sem? Existe remédio ou só o tempo? Quanto tempo? Obrigado pelas respostas.
  • Isquemia medular ocorre por falta de oxigenação ou circulação de sangue em artérias que irrigam a medula espinhal, que dá movimentação aos membros superiores e inferiores. A isquemia pode ser decorrente de dois fatores, primeiro, trombose, isto é, se houver um trombo ou coágulo de sangue parado em algum local da medula podendo haver indicação de cirurgia, dependendo do quadro clínico e da localização; segundo, embolia, quando este coágulo de sangue passa pela medula, provoca a isquemia e segue para outro local do corpo.
    A recuperação pode ocorrer com ou sem cirurgia e vai depender da extensão da área lesionada. A medicação específica deverá ser usada nas primeiras 6 horas do evento e, depois, somente tratamento das complicações. Nas isquemias medulares estima-se um tempo, aproximado, de recuperação entre 2 e 6 meses.

    3
    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Neurocirurgia
    Jundiaí / SP
    Solicitar agenda
Minha hérnia de disco cervical está a um milímetro de encostar na medula. Estou sem saber como fazer, pois não posso pagar cirurgia. O que devo fazer?
  • Boa tarde, nem toda hérnia de disco possui indicação de cirurgia. Caso, porém, a cirurgia seja indicada, oriento-lhe a buscar atendimento médico no sistema único de saúde, onde o procedimento poderá ser executado sem ônus financeiro.

    3
  • Boa tarde, não é porque existe uma "hérnia discal" que necessariamente precisará de cirurgia. Depende de vários fatores: idade, sintomatologia, presença de sinal de sofrimento medular, dor incapacitante. Portanto, não aflija-se apenas pela presença desta "hérnia discal". O mais importante é que você agende uma consulta com um médico neurocirurgião de sua confiança para ser examinado(a) para saber melhor conduta. Boa sorte!

    1
    Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho
    Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho
    Neurocirurgia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Oi. Eu sinto muita dor no quadril e na coluna, desce na perna, sinto muita dor, não consigo ficar nem cinco minutos em paz e isso já faz muito tempo. O que devo fazer?
  • Bom dia!

    A dor na coluna que desce para perna provavelmente é um sinal de compressão do nervo da coluna.

    O ideal seria você procurar um atendimento com o neurocirurgião, ele te examinará e solicitará exames na qual confirme o diagnóstico.

    A compressão do nervo seja por hérnia de disco ou outra causa tem tratamento.

    3
    Dr. Bruno Zuccoli
    Dr. Bruno Zuccoli
    Neurocirurgia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.