Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Sou paciente e quero saber um pouco mais sobre hidrocefalia. Minha mãe faleceu a dois anos atrás com essa doença e não entendo o por quê? Ela tinha 47 anos de idade.
  • O líquor banha o cérebro e a medula espinhal e preenche as cavidades ventriculares cerebrais, amortecendo eventuais traumas ou choques mecânicos sobre o sistema nervoso central. Ele é produzido e reabsorvido pelos ventrículos, por meio da corrente sanguínea e circula por eles através de orifícios que podem ser obstruídos, dificultando a sua circulação. Hidrocefalia é uma situação em que há um desequilíbrio entre a produção, circulação ou absorção desse fluido, com um acentuado aumento dele. Refere-se ao acúmulo do líquor nas cavidades ventriculares cranianas (o que as faz aumentar de tamanho) e no espaço subaracnoideo e à pressão que passa a exercer sobre as estruturas do cérebro, podendo causar nelas lesões e inchaço.

    2
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Caí um tombo jogando bola e caí em cima da mesma. Tenho dores insuportáveis nas costas e parece que está comprimindo meus nervos. Como tratar?
  • Primeiramente deve-se avaliar qual a doença que você tem. Pode ter uma fratura ou uma doença degenerativa que piorou com a queda, uma distensão muscular etc.
    Cada uma das causas da dor terá um tratamento diferente.

    1
    • Dr. Eustáquio Diego Fabiano Campos
    1
    Dr. Renato Kishi
    Dr. Renato Kishi
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Rio Claro / SP
    Marcar consulta
Olá. Meu tio teve uma queda e teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas. Hoje faz 8 dias que ele está na UTI, os médicos dizem que ele está em coma vegetativo, não reage aos estímulos. Gostaria de saber se ele pode ter morte cerebral.
  • Só com essas informações não há como dizer se está ou não em morte cerebral. Porém, o paciente mesmo sedado e intubado é diariamente avaliado sobre a atividade cerebral. Se não há qualquer informação da equipe que o avalia diariamente sobre morte encefálica, não há porque se preocupar com isso. Mas não se esqueça que os pacientes em CTI tem seu estado clínico reavaliado permanentemente e é sempre grave, senão não estaria nessa unidade intensiva, não é? Isso pode mudar a qualquer momento. Não só para melhora, como também para o pior. Deus abençoe vocês e seu tio.

    0
    •  Franklin Reis
    1
    Dr. Vladmir Rodrigues Santana de Resende
    Dr. Vladmir Rodrigues Santana de Resende
    Neurocirurgia
    Campo Grande / MS
    Solicitar agenda
  • Para se fechar um diagnóstico de morte cerebral é necessário uma série de exames bem especificos, sendo realizados esses exames 2 vezes e com dois médicos diferentes. Geralmente, assim que o diagnostico de morte cerebral é feito, os médicos da unidade intensiva chamam o responsável por aquele paciente para informar sobre esse diagnóstico.
    Que Deus te abençoe e a sua família.

    1
     Franklin Reis
    Franklin Reis
    Neurocirurgia
    Manaus / AM
    Solicitar agenda
Sofri um acidente e bati a cabeça. Descobri agora, após 2 meses, que estou com um hematoma subdural. Ainda tem jeito?
  • Os hematomas subdurais crônicos aparecem após algumas semanas do trauma e nem sempre são cirúrgicos.
    Precisa ser avaliado por um Neurocirurgião que vai verificar o tamanho do hematoma e se o mesmo gera alguma compressão sobre o cérebro. Com essa avaliação, ele indicará o tratamento cirúrgico ou conservador.

    2
    Dr. Bruno Zuccoli
    Dr. Bruno Zuccoli
    Neurocirurgia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
  • Sim. Procure um neurocirurgião para avaliar se o quadro é cirurgico ou não.

    0
    Dr. Ricardo Santos de Oliveira
    Dr. Ricardo Santos de Oliveira
    Neurocirurgia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.