Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
CONJUNTIVITES: Há várias (bacterianas, virais, fúngicas, alérgicas, traumáticas, físico-químicas). Antes de tratar a sua com antibióticos, certifique-se de sua origem - ou o 'tratamento' poderá ser mais prejudicial do que benéfico.
SORO FISIOLÓGICO: Despesa supérflua. Melhor é higiene comum (e mais frequente) com água TRATADA de torneira (na falta desta, água FERVIDA fria).
COLÍRIO ANTIBIÓTICO: Admitindo que se confirme origem bacteriana da sua conjuntivite, ignore a frequência de uso do colírio indicada na bula. Nos olhos, colírios não agem por mais do que 3 horas. Portanto, o antibiótico deve ser aplicado a cada 3 horas (ou intervalos menores), e o tratamento deve ser mantido por pelo menos 7 dias seguidos - SEM FALHAR !
ESCOLHA DOS ANTIBIÓTICOS: Antibióticos 'de última geração' nem sempre são os mais eficazes. Seu oftalmologista lhe indicará aquele mais indicado ao seu caso.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = = -
Colírios à base de corticosteroides geralmente retardam a melhoria da maioria das conjuntivites, pois reduzem a reação inflamatória, principal responsável pelo combate aos vírus e bactérias.
Estes medicamentos devem ser usados apenas em caso de conjuntivites alérgicas, mesmo assim sob estrita orientação de um oftalmologista, afinal são os corticosteroides responsáveis por muitos casos de glaucoma, pois aumentam a pressão ocular.
-
RAMELA: Impossível fazer diagnóstico confiável à distância. Procure logo um oftalmologista.
CHORO: Descartadas outras causas, bebê que chore muito pede suspeita do mais comum: possíveis cólicas abdominais. Tome duas providências básicas:
(1) NÃO DÊ AÇÚCAR ao bebê - NUNCA!
(2) Não dê remédios contra cólicas'. Dê PROBIÓTICOS ao bebê. Aliás, bebês deveriam receber probióticos CONTINUAMENTE. Peça indicação de probióticos ao seu pediatra.
V. Johnson, médico, Campinas
= = =
-
As conjuntivites geralmente cursam com secreção amarelada!
Mas, o importante em qualquer mal que nos ocorra é saber para eliminar a causa, o que está causando esse mal.
Muitas doenças podem ser a origem desta secreção e, em bebes, a obstrução das vias lacrimais está em primeiro lugar.
Assim, para um tratamento efetivo procure consultar um oftalmologista com urgência, porque secreções por muito tempo podem comprometer a visão futura do seu bebê.
-
Esses pontinhos pretos normalmente são moscas volantes, que podem ser o descolamento da gelatina do olho (vítreo) que não causa nada grave ou sinais de doenças graves como descolamento de retina. Devido a isso, não postergue sua consulta com um oftalmologista para avaliação do fundo do olho.