Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Oi, bom dia. Estou com conjuntivite já tem mais de 5 dias fui medicada por uma clínico geral com esse colírio Tobradex, fiz a higiene certa com soro fisiológico e pinguei uma gota em cada olho com o colírio, como foi recomendado. Mas nada de melhorar
  • CONJUNTIVITES: Há várias (bacterianas, virais, fúngicas, alérgicas, traumáticas, físico-químicas). Antes de tratar a sua com antibióticos, certifique-se de sua origem - ou o 'tratamento' poderá ser mais prejudicial do que benéfico.

    SORO FISIOLÓGICO: Despesa supérflua. Melhor é higiene comum (e mais frequente) com água TRATADA de torneira (na falta desta, água FERVIDA fria).

    COLÍRIO ANTIBIÓTICO: Admitindo que se confirme origem bacteriana da sua conjuntivite, ignore a frequência de uso do colírio indicada na bula. Nos olhos, colírios não agem por mais do que 3 horas. Portanto, o antibiótico deve ser aplicado a cada 3 horas (ou intervalos menores), e o tratamento deve ser mantido por pelo menos 7 dias seguidos - SEM FALHAR !

    ESCOLHA DOS ANTIBIÓTICOS: Antibióticos 'de última geração' nem sempre são os mais eficazes. Seu oftalmologista lhe indicará aquele mais indicado ao seu caso.

    V. Johnson, oftalmologista, Campinas
    = = =

    3
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Colírios à base de corticosteroides geralmente retardam a melhoria da maioria das conjuntivites, pois reduzem a reação inflamatória, principal responsável pelo combate aos vírus e bactérias.
    Estes medicamentos devem ser usados apenas em caso de conjuntivites alérgicas, mesmo assim sob estrita orientação de um oftalmologista, afinal são os corticosteroides responsáveis por muitos casos de glaucoma, pois aumentam a pressão ocular.

    0
    Dr. Carlos Cesar Silva Manciola
    Dr. Carlos Cesar Silva Manciola
    Oftalmologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Boa noite, meu bebê está com muita remela nos olhinhos e está sensível. Ele chora muito, será que é dor?
  • RAMELA: Impossível fazer diagnóstico confiável à distância. Procure logo um oftalmologista.

    CHORO: Descartadas outras causas, bebê que chore muito pede suspeita do mais comum: possíveis cólicas abdominais. Tome duas providências básicas:
    (1) NÃO DÊ AÇÚCAR ao bebê - NUNCA!
    (2) Não dê remédios contra cólicas'. Dê PROBIÓTICOS ao bebê. Aliás, bebês deveriam receber probióticos CONTINUAMENTE. Peça indicação de probióticos ao seu pediatra.

    V. Johnson, médico, Campinas
    = = =

    18
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Boa tarde, tenho uma bebê de 3 meses e ela está com o olhinho lacrimejando e tendo remela amarela desde os 10 dias de vida. A pediatra passou um colírio, mas não está adiantando. O que devo fazer? Me ajude, por favor.
  • As conjuntivites geralmente cursam com secreção amarelada!
    Mas, o importante em qualquer mal que nos ocorra é saber para eliminar a causa, o que está causando esse mal.
    Muitas doenças podem ser a origem desta secreção e, em bebes, a obstrução das vias lacrimais está em primeiro lugar.
    Assim, para um tratamento efetivo procure consultar um oftalmologista com urgência, porque secreções por muito tempo podem comprometer a visão futura do seu bebê.

    5
    Dr. Carlos Cesar Silva Manciola
    Dr. Carlos Cesar Silva Manciola
    Oftalmologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Há mais de um mês estou enxergando nuvenzinhas e pontinhos pretos todos os dias. O que faço?
  • Esses pontinhos pretos normalmente são moscas volantes, que podem ser o descolamento da gelatina do olho (vítreo) que não causa nada grave ou sinais de doenças graves como descolamento de retina. Devido a isso, não postergue sua consulta com um oftalmologista para avaliação do fundo do olho.

    0
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Oftalmologia
    Florianópolis / SC
    Solicitar agenda
Tenho 32 anos e tenho uveíte. Minha visão está muito embaçada. Tenho que procurar um oftalmo especialista ou todo oftalmologista cuida dessa área?
  • Oftalmologista geral consegue manejar a maioria dos casos de uveíte. Casos ele julgue necessário, ele o encaminhará para um especialista na área.

    0
    Dr. Renato Ferreira Ribeiro
    Dr. Renato Ferreira Ribeiro
    Oftalmologia
    Lavras / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.