Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Ideal seria avaliação geral de seus olhos em consultório oftalmológico.
Estamos em época de estiagem (pouca chuva) e a umidade relativa do ar está baixa, promovendo maior evaporação da lágrima que lubrifica os olhos. Como resultado, os olhos se irritam e, por contiguidade, também as pálpebras.
Para atenuar o problema, há algumas providências simples:
- Nos ambientes frequentados, ligue um umidificador (daqueles para quartos de bebês).
- Alternativamente, ensope uma toalha grande e estenda-a no ambiente em que esteja.
- Em casos extremos, use colírio de lágrima artificial (lubrificante ocular), mas é importante que o colírio NÃO CONTENHA outros ingredientes, como vasoconstritor ou antisséptico. Nas farmácias, há grande variedade destes colírios.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = = -
Endossando as recomendações do colega, gostaria de acrescentar uma conduta que há mais de quinze anos indico a todos os meus pacientes: a limpeza diária do saco lacrimal após o banho normal!
Durante o dia, em nossas idas e vindas acumulamos partículas que estão em permanente suspensão no ar, como pólens, fumaça produzida pelos veículos e outros poluentes, e que normalmente se depositam no fundo de saco lacrimal , junto ao muco e substâncias gordurosas produzidas pelas glândulas lacrimais.
Ao cerrarmos os olhos para o reparador sono, estas substâncias - juntamente com a falta de oxigenação, fermentam e tornam o meio ácido, como o que ocorre normalmente em nossa boca com o muco bucal.
Por oito horas consecutivas sofrem as estruturas oculares - córnea e conjuntivas, a ação da acidez nestas delicadas estruturas e ao amanhecer percebemos a congestão e turvação da visão.
Recomendo então a lavagem dos olhos e sacos lacrimais após o banho diário com a instilação 20 a 30 gotas de soro fisiológico. Como uma lavagem ou varredura de tais partículas externas proporcionamos uma melhor oxigenação dos olhos durante o sono e um despertar sem toda aquela congestão.
Pela manhã, também gotas de soro gelado promovem uma redução desta congestão, pelo efeito físico anti-inflamatório do frio nas estruturas oculares.
-
Nem todas as dores de cabeça derivam dos olhos, mas estas são comuns.
Primeira providência é submeter-se a exame oftalmológico SOB CICLOPLEGIA ("dilataçao" das pupilas), à procura de possível hipermetropia e/ou astigmatismo, e, se necessário, corrigi-los.
A pesquisa de ASTIGMATISMO deve ser particularmente criteriosa. Mesmo quando mínimos, os astigmatismos verticais e oblíquos devem ser corrigidos.
Entretanto, a simples correção por óculos pode não ser suficiente. É necessária também uma POSTURA CORPORAL adequada à leitura. Eduque-se para ler à distância mínima de 30 cm do rosto - ou MAIS, porém NUNCA MENOS.
Ao COMPUTADOR: Junte as mãos como se fosse rezar, estenda completamente os braços e toque o monitor com a ponta dos dedos. Do rosto ao monitor, esta é a distância ideal.
Se, a despeito destas providências, a dor persistir, será necessário buscar outras causas. Além das óculo-visuais, são comuns também as nutricionais, otorrinolaringológicas, hormonais, dentísticas e neurológicas.
V. Johnson, oftalmologista, Campinas
= = =