Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
O calázio é na verdade a obstrução da saída de uma das glândulas localizadas nas pálpebras. Como a sua produção não é escoada, dá o seu aumento.
A causa mais provável é a coceira provocada por reações alérgicas oculares, que aumentam na primavera, por causa da grande quantidade de pólen no ar.
Geralmente é indolor. Quando infeccionada torna-se congesta, vermelha e dolorosa. Seu tratamento exige a utilização de antibióticos e compressas quentes. Mas, não há o risco de cegueira.
-
No seu caso:
- Óculos proporcionam resultados limitados.
- Córneas finas contraindicam cirurgia refrativa.
- Transplante de córnea é reservado a casos específicos.
- Uma opção seria implante de lente intra-ocular, mas este procedimento é 'irreversível', e portanto só deve ser adotado após cuidadosa avaliação para adoção do procedimento com melhor equilíbrio entre resultados e riscos envolvidos.
À primeira vista, LENTES DE CONTATO seriam a solução. Neste caso (miopia elevada), convém que as lentes sejam RGP (Rígidas Gás-Permeáveis) e não gelatinosas, porque asseguram melhor oxigenação para as córneas (além de serem muito mais duráveis e menos sujeitas a acúmulo de sujeiras e fungos).
A palavra final cabe ao oftalmologista que fizer a avaliação.
= = =
-
Se for miopia, geralmente são aceitas pelo nosso cérebro diferenças de grau entre um olho e outro de até 4 ou 5 dioptrias sem maiores problemas. Se for hipermetropia, a tolerância é menor, em geral 2 a 2 e meia dioptrias. Às vezes equilibramos os dois lados com graus mais aproximados ou mesmo iguais, por questão de maior conforto e melhor adaptação para o paciente .Depende também de quanto o olho de maior grau terá de acuidade visual para se fazer os ajustes adequados.
-
Quando a diferença de 'grau' entre os dois olhos é maior do que 4 D, sua correçã total torna os óculos intoleráveis.
Nesse caso em particular talvez convenha considerar LENTES DE CONTATO ou CIRURGIA REFRATIVA.
V. Johnson
Campinas
= = =
-
Depende, às vezes tem tumor de pálpebra que precisa ser por fora.