Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Depende da CAUSA da dor. As causas mais comuns da queixa são astigmatismo, hipermetropia e POSTURA às atividades visuais.
Possíveis ASTIGMATISMO e HIPERMETROPIA são constatados em exame oftalmológico (sempre sob efeito de colírio cicloplégico), e adequadamente corrigidos por óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.
Quanto à POSTURA às atividades visuais (como leitura, uso de computador ou celular...):
- LEITURA: Não se aproxime demais do livro. A distância ideal de leitura é de não menos do que 30-35 cm (aproximadamente dois palmos) do rosto.
- COMPUTADOR: Para este, a distância entre olhos e monitor deve ser maior, e o critério é simples:
Junte as mãos como se fosse rezar. Estenda os braços completamente e toque o monitor com as pontas dos dedos. Esta é a distância ideal de uso do monitor.
- CELULAR: Convém usá-lo à distância de pelo menos dois palmos do rosto.
Por regra, estas providências simples eliminam dores, olhos vermelhos e cansaço óculo-visual.
Ainda sobre celular, é oportuno lembrar das REM (radiações eletro-magnéticas) emitidas pelo aparelho. Estas radiações são prejudiciais não só para os olhos, mas para o organismo todo. Celulares devem ser usados apenas para comunicações breves. Para conversas longas, telefones FIXOS são mais seguros.
V. Johnson, Campinas, SP
= = =
-
O tratamento do calázio que já cicatrizou é apenas cirúrgico. O uso de compressão e pomadas só resolvem no início quando ainda há inflamação no local. Se o diagnóstico é mesmo de calázio (já foi excluído tumor) não há necessidade da remoção, pois ele não traz nenhum problema adicional, a cirurgia é indicada por estética.
-
O glaucoma crônico clássico é definido por 3 características simultâneas:
(1) pressao ocular elevada
(2) alteraçoes no fundo-de-olho
(3) campo visual reduzido.
Mas existe também o Low Tension Glaucoma (Glaucoma de Pressão BAIXA) - ainda mais perigoso do que o clássico, porque mais difícil de se diagnosticar a tempo.
Investigação e tratamento são URGENTES - antes de perda visual maior (irreversível).
VJ, Campinas
= = =
-
Além dos exames específicos oftalmológicos, que na maior parte das vezes é feito no próprio consultório, sugere-se realizar uma avaliação clínica completa, com eletrocardiograma, raio X de tórax, hemograma completo e coagulograma. Com estes exames, a liberação para cirurgia por parte do clínico ou outro médico que já a acompanhe. Se houver qualquer problema, primeiro fazer o controle das doenças sistêmicas (hipertensão, por exemplo) para depois pensar na cirurgia ocular.