Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

MEUS OLHOS DOEM E TAMBÉM DÓI EM CIMA DO OLHO, OU SEJA, NA CABEÇA. PRECISO USAR ÓCULOS ?
  • Depende da CAUSA da dor. As causas mais comuns da queixa são astigmatismo, hipermetropia e POSTURA às atividades visuais.

    Possíveis ASTIGMATISMO e HIPERMETROPIA são constatados em exame oftalmológico (sempre sob efeito de colírio cicloplégico), e adequadamente corrigidos por óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

    Quanto à POSTURA às atividades visuais (como leitura, uso de computador ou celular...):
    - LEITURA: Não se aproxime demais do livro. A distância ideal de leitura é de não menos do que 30-35 cm (aproximadamente dois palmos) do rosto.
    - COMPUTADOR: Para este, a distância entre olhos e monitor deve ser maior, e o critério é simples:
    Junte as mãos como se fosse rezar. Estenda os braços completamente e toque o monitor com as pontas dos dedos. Esta é a distância ideal de uso do monitor.
    - CELULAR: Convém usá-lo à distância de pelo menos dois palmos do rosto.

    Por regra, estas providências simples eliminam dores, olhos vermelhos e cansaço óculo-visual.

    Ainda sobre celular, é oportuno lembrar das REM (radiações eletro-magnéticas) emitidas pelo aparelho. Estas radiações são prejudiciais não só para os olhos, mas para o organismo todo. Celulares devem ser usados apenas para comunicações breves. Para conversas longas, telefones FIXOS são mais seguros.

    V. Johnson, Campinas, SP
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Ardência nos olhos com dificuldade na luz forte, o que pode ser?
  • Olhos claros podem ser mais sensíveis à luz, sem outras doenças associadas. Entretanto necessidade de óculos, olhos secos e algumas doenças dos olhos podem levar a esse mesmo sintoma. Sugiro uma consulta completa com seu oftalmologista para um diagnóstico correto.

    0
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Oftalmologia
    Florianópolis / SC
    Solicitar agenda
Já estou com calázio há mais de um ano no olho esquerdo, fiz tratamento em casa com compressa quente etc., mas não adiantou. Não tenho recursos pra pagar uma cirurgia, o que pode acontecer se eu ficar mais tempo com isso?
  • O tratamento do calázio que já cicatrizou é apenas cirúrgico. O uso de compressão e pomadas só resolvem no início quando ainda há inflamação no local. Se o diagnóstico é mesmo de calázio (já foi excluído tumor) não há necessidade da remoção, pois ele não traz nenhum problema adicional, a cirurgia é indicada por estética.

    0
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Oftalmologia
    Florianópolis / SC
    Solicitar agenda
Fui diagnosticado com glaucoma, sendo que não tenho pressão alta no olho. O médico pediu vários exames e disse que minha vista direita está muito comprometida, está praticamente sem visão. Existe a necessidade de investigação com urgência?
  • O glaucoma crônico clássico é definido por 3 características simultâneas:
    (1) pressao ocular elevada
    (2) alteraçoes no fundo-de-olho
    (3) campo visual reduzido.
    Mas existe também o Low Tension Glaucoma (Glaucoma de Pressão BAIXA) - ainda mais perigoso do que o clássico, porque mais difícil de se diagnosticar a tempo.
    Investigação e tratamento são URGENTES - antes de perda visual maior (irreversível).
    VJ, Campinas
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Minha esposa precisa fazer cirurgia de catarata. Quais exames ela tem que fazer? Ela é cadeirante, tem pressão alta e tem que marcar consulta. Desde já obrigado.
  • Além dos exames específicos oftalmológicos, que na maior parte das vezes é feito no próprio consultório, sugere-se realizar uma avaliação clínica completa, com eletrocardiograma, raio X de tórax, hemograma completo e coagulograma. Com estes exames, a liberação para cirurgia por parte do clínico ou outro médico que já a acompanhe. Se houver qualquer problema, primeiro fazer o controle das doenças sistêmicas (hipertensão, por exemplo) para depois pensar na cirurgia ocular.

    0
    Dr. Pedro Carlos Carricondo
    Dr. Pedro Carlos Carricondo
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.