Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
O tremor das pálpebras normalmente está relacionado a algum fator de estresse ou fadiga crônica. Eventualmente, alterações da superfície ocular e inflamações nas pálpebras podem ocasionar o quadro. Procure um oftalmologista para descartar ou tratar algumas causas palpebrais e oculares do problema.
-
A causa mais comum de tremor na pálpebra é o estresse, desencadeado por fadiga, ansiedade, noites mal dormidas ou problemas pessoais. Porém, há algumas doenças que também causam o tremor como Olho seco, Blefaroespasmo, Doenças neurológicas, dentre outras. Portanto, em caso de persistência dos sintomas, procure um oftalmologista!
-
Classicamente, a pressão intra-ocular é considerada normal quando situada entre 10 e 21 mmHg. No entanto, estes limites têm algo de arbitrário.
A preocupação com pressão intra-ocular é relacionada à possibilidade de GLAUCOMA, mas este não deve ser diagnosticado com base apenas na pressão (tanto, que existe o glaucoma de pressão BAIXA - com os mesmos danos ocasionados pelo glaucoma de pressão alta!).
O diagnóstico de glaucoma deve ser baseado em critérios triangulares:
- Alterações no DISCO ÓPTICO ('papila' do fundo-de-olho);
- Alterações no CAMPO VISUAL;
- PRESSÃO intra-ocular.
Havendo, então, suspeita de glaucoma, é preciso avaliar em conjunto todos os três fatores.
-
Nódulos palpebrais podem ter diversas causas, algumas benignas e outras, não. É importante definir a causa antes de delinear o tratamento. "Normal" não é bem uma palavra que se aplica aqui, ok? Converse melhor com seu médico para que juntos vocês resolvam essa questão. Grande abraço!
-
Uma das principais causas de nódulo benigno de pálpebra é o calázio, cicatrização de um hordéolo (terçol). Ele pode sumir espontaneamente e, quando isso não acontece, o tratamento é cirúrgico. Para o diagnóstico correto e possíveis opções de tratamento, procurar um oftalmologista para consulta.