Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Suas queixas são compatíveis com várias possibilidades.
Dentre elas, a possibilidade de que haja realmente um corpo estranho incrustado na CÓRNEA ou na CONJUNTIVA PALPEBRAL (por trás da pálpebra superior). Nesta última eventualidade, a cada piscamento o corpo estranho "lixaria" a córnea - órgão sensível que, quando atritado, produz todos os sintomas e sinais mencionados.
Outra possibilidade seria produção insuficiente de lágrima (raro).
Outras, ainda, incluiriam infecções ou ceratites (punctata, filamentar, úlcera etc).
Em suma, só o exame oftalmológico criterioso esclarecerá e dará solução - e é bom fazê-lo ANTES que surjam complicações que possam comprometer o órgão e a visão.
Vic Johnson, oftalmologista, Campinas.
= = =
-
As causas podem dever-se a problema alérgico, disfunção lacrimal ou vício refrativo (necessidade de óculos). Somente um exame médico detalhado, com um oftalmologista, para que se possa identificar a causa exata e instituir o tratamento. Por ora, compressas frias várias vezes ao dia poderão proporcionar algum alívio. E evite coçar os olhos ou automedicar-se.
-
Provavelmente porque o aumento da pressão está repercutindo na área visual, situada na parte de trás do seu cérebro. É importante avaliar também se não há alteração dentro dos olhos, o que pode ajudar muito a estadiar a Hipertensão Arterial para o seu cardiologista. Isso muda o tratamento! Grande abraço.
-
Os escotomas ou moscas volantes têm várias causas, a alteração da pressão arterial é uma delas. Caso tenha sua pressão arterial sem controle pode ser um dos sinais sintomáticos. Porém, um oftalmologista deve ser consultado e o exame da retina e vítreo se faz necessário para afastar outras causas.
-
Tem muitos fatores que causam cegueira. Procure o oftalmologista para exames mais específicos.