Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Gostaria de saber se existe o momento certo de retirar o pterígio; idade, grau do pterígio, etc...
  • Geralmente opera-se a partir de 30 anos de idade pela menor chance de recidiva (quanto mais velho, menor chance de voltar). Em alguns casos mais drásticos, de piora da qualidade de vida do paciente, pode ser operado em pacientes mais novos.

    O tratamento do pterígio ou "carne crescida" é cirúrgico quando:
    1- Apresenta desconforto constante no olho afetado (ardência, coceira, queimação e vermelhidão) mesmo em uso de lubrificantes.
    2- Está provocando um grau muito forte no olho ou está causando diminuição da visão
    3- Incomoda esteticamente

    Ao se optar pela cirurgia, será retirada a carne crescida, dá-se a limpeza da região e colocação de um enxerto que pode ser uma membrana do próprio olho ou uma membrana amniótica (exógena) servindo como barreira para diminuir a chance de recidiva. A membrana pode ser fixada com fios de sutura ou com cola biológica, sendo esta última, menos desconfortável no pós-operatório e com menor tempo cirúrgico.
    Em nenhuma hipótese, sugiro realizar apenas a retirada da "carne crescida" sem colocação de membrana ou retalho pela grande chance de recidiva, principalmente em pacientes jovens.

    0
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Eu gostaria de saber qual é o tratamento certo para astigmatismo grau 11?
  • 11 graus de astigmatismo é indicativo de ectasia corneana (ceratocone, ceratoglobo ou degeneração marginal pelúcia) se não tiver nenhuma cicatrização ou lesão corneana que cause este grau. Deve ser avaliado por especialista em córnea e o exame, se preciso (provável), deve ser complementado com topografia ou tomografia ocular para fechar diagnóstico. Em caso de ectasia de córnea segue-se o caminho abaixo:
    1- tentar melhorar a visão com óculos
    2- tentar melhorar a visão com lentes de contato especiais (com conforto)
    3- Anel intra-corneano para tentar óculos ou lente gelatinosa após a cirurgia ou complementar o grau restante com laser + CXL
    4- Sempre acompanhar a evolução da doença pois, se mantiver boa visão de alguma forma e estiver em evolução, deve ser realizado o crosslinking corneano (CXL).

    A primeira coisa é PROCURAR UM ESPECIALISTA EM CÓRNEA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL para diagnóstico, principalmente em paciente jovem.

    1
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Meu olho está coçando muito, inchando e ficando avermelhado, o que pode ser?
  • Procure um oftalmologista para uma avaliação, ele poderá esclarecer melhor o seu quadro clínico.

    2
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
O que é Uveíte?
  • Uveíte é a inflamação de partes ou da totalidade da úvea. A úvea é uma das partes do olho, constituída por três estruturas: a íris, o corpo ciliar e a coroide. A íris é o anel colorido que circunda a pupila; o corpo ciliar é o conjunto de músculos que regulam o cristalino; a coroide é o revestimento interno do olho. A uveíte pode acontecer em qualquer idade, em ambos os sexos, e pode ocorrer em apenas um olho ou em ambos os olhos ao mesmo tempo.

    17
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.