Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

CANSAÇO NOS OLHOS, COCEIRA , DOR DE CABEÇA.
  • Esses sintomas são genéricos e podem ser sintomas de fadiga, olho seco ou, até mesmo, necessidade de uso de óculos em alguns casos.

    0
    • Drª. Daniela Vieira Roehe
    1
    Dr. Fernando Zeitounian
    Dr. Fernando Zeitounian
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Quem tem glaucoma pode fazer a cirurgia lasik?
  • Olá. Quem tem glaucoma não é proibido de fazer a cirurgia de Lasik, mas devem ser feitos vários exames antes da cirurgia para análise do estágio do glaucoma e se realmente a cirurgia de Lasik não tem nenhuma contraindicação.
    Em casos de glaucoma avançado, o mais prudente é conversar bem com o seu médico glaucomatólogo pois a cirurgia de correção de grau faz com que a gente perca alguns parâmetros, principalmente em relação à pressão intra-ocular.

    0
    • Dr. Ezio Hiroki Omine
    1
    Drª. Susan Erika Yano da Silva Mocelin
    Drª. Susan Erika Yano da Silva Mocelin
    Oftalmologia
    Palmas / TO
    Solicitar agenda
  • O glaucoma não é uma contraindicação absoluta para cirurgia refrativa. Deve apenas ser avaliado a evolução e outros fatores que podem agravar o glaucoma.

    0
    Dr. Cesar Augusto Mesquita Juacaba
    Dr. Cesar Augusto Mesquita Juacaba
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
QUAL PROFISSIONAL DEVO PROCURAR PARA SABER O GRAU E O TIPO DA MINHA DEFICIÊNCIA VISUAL?
  • Um MÉDICO oftalmologista. Ele é o único profissional treinado e capacitado para diagnosticar qualquer doença ocular e receitar seus óculos. Fuja das consultas de mutirão, consultas dentro de óticas... Exija o CRM do seu médico e pesquise sobre ele antes de ser consultada.

    1
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
  • Você deve procurar um oftalmologista.

    0
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Olho esquerdo bastante inflamado, sanguíneo, coceira, dor, "purgando".
  • Seu relato sugere conjuntivite. No entanto, conjuntivites podem ter várias etiologias (bacteriana, virótica, fúngica, parasitária, alérgica, traumática...). A cada etiologia corresponde tratamento DIFERENTE, pelo que é necessária prévia avaliação por OFTALMOLOGISTA - e convém fazê-lo rápido, para evitar complicações maiores, como blefaroconjuntivite ou a temida ceratoconjuntivite.
    = = =

    0
    • Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Parece ser conjuntivite. A certeza disso será dada pelo seu OFTALMOLOGISTA. Não deixe de procurá-lo.

    0
    Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    Oftalmologia
    Niterói / RJ
    Solicitar agenda
Quero saber mais sobre ceracotone.
  • Na parte anterior do olho há um "vidrinho de relógio de pulso" (córnea), única parte externa do olho que é transparente (para que a luz possa atravessá-la). A córnea é aproximadamente esférica (como a calota do antigo Fusca), mas, em pessoas susceptíveis - que COÇAM os olhos habitualmente - ela perde o formato esférico, assumindo formato cônico, com um "bico" (como um chapéu de bruxa, com o bico voltado para a frente). A esta deformação corneana damos o nome de CERATOCONE.
    Ceratocone evolui em 4 estádios. No primeiro (incipiente) a deformação é pequena. No quarto estádio (avançado) a deformação é tal que exige substituição da córnea...
    Ceratocone não é corrigível por óculos. Nos estádios iniciais do ceratocone, a correção se faz por lentes de contato RÍGIDAS = DURAS (em alguns casos pode-se tentar implante de "anel intra-estromal"). Nos estádios avançados a lente de contato não se estabiliza sobre a córnea deformada, e portanto não se aplica, exigindo transplante da córnea - último recurso.
    = = =

    0
    • Dr. Pedro de Toledo Carneiro
    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • A córnea, estrutura transparente e localizada na região anterior do olho, perde o formato quase esférico e se torna pontuda. O nome ceratocone já descreve a doença (do grego, kerato=córnea e konus=cone), ou seja, córnea em formato de cone. Ao ser diagnosticada a doença, traçamos 2 objetivos:
    1-MELHORAR A VISÃO: tenho vários pacientes com ceratocone e boa visão com óculos. Quando os óculos não trazem boa visão, tenta-se as lentes de contato rígidas. Hoje em dia, temos uma gama enorme de lentes especiais, feitas para ceratocone, que trazem ótima visão e conforto na maioria dos casos (procure sobre lente de contato escleral para ceratocone, são fantásticas). Quando a lente de contato não é tolerada pelo paciente, indica-se o anel intracorneano (para após o anel, tentar melhorar a visão com óculos ou lentes gelatinosas). Em casos avançados, com perda da transparência da córnea, indica-se o transplante de córnea. A lente esclera tem tirado muita gente da fila de transplante e vem devolvendo boa visão e qualidade de vida para estes pacientes.
    2-ESTACIONAR A DOENÇA: quando o paciente é diagnosticado, deve refazer os exames (topografia ou tomografia de córnea -pentacam ou galilei) a cada 6 meses e, se não está tendo avanço da doença, repete-se anualmente até os 35 anos de idade, aproximadamente, pois com esta idade a doença não costuma avançar mais.
    Se houver progressão, indica-se o crosslinking de córnea, seguindo os critérios de segurança para o procedimento, estabilizando ou diminuindo a velocidade de progressão da doença.

    0
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.