Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
A ocorrência de náuseas/vômitos em crianças pequenas (abaixo de 6 anos) na vigência de uma infecção de vias aéreas superiores não é rara, pode ocorrer e não denota gravidade, apenas uma forma de apresentação do quadro.
Pode ser devido à uma pré-disposição natural à náuseas da pessoa, ao gotejamento pós-nasal das secreções que são deglutidas desencadeando reação gástrica ou mesmo por aumento das estruturas inflamadas, irritando a base da língua, ponto mais reflexógeno e gerador destes sintomas.
-
Este resultado de raio x demonstra uma dificuldade da passagem do ar por causa de ADENÓIDE aumentada e, se o seu filho apresenta sintomas de roncos, sono agitado, respiração pela boca ou até mesmo pausas na respiração durante a noite, ele tem indicação de cirurgia (adenoidectomia). Isto trará qualidade de vida para o seu filho. Procure o especialista.
-
O referido exame complementar é mesmo compatível com um quadro de aumento excessivo e obstrutivo das adenoides, tecido de defesa situado ao nível do cávum (que nada mais é do que a curva entre o nariz e a garganta "lá atrás"). Desta forma, seu otorrino terá mais um dado que, aliado aos sinais e sintomas auferidos em seu exame físico, poderá corroborar para o diagnóstico e nortear a sua conduta. Boa sorte!
-
Bom dia. Se você apresentar obstrução nasal decorrente do desvio de septo, geralmente é cirúrgico sim. Tampão não é obrigatório, depende dos sangramentos durante a cirurgia.
-
Bom dia. Não existe uma causa única de sangramento pelo nariz. Dentre as causas mais comuns, a depender da idade, pode ser traumatismos locais (cutucar o nariz), clima seco da região, hipertensão arterial (pressão alta), uso de medicações locais e até mesmo, raramente, alguns tumores que se manifestam com sangramentos. Oriento consulta com o Otorrino para avaliar o caso especificamente.